Machine Learning - Aprendizagem supervionada - Classificação das espécies de Iris.
O conjunto de dados IRIS é utilizado para resolução e entendimento de múltiplas medidas de problemas de taxonomia, e serve também para reconhecimento de padrão e estudo de algoritmos de Data Mining, Machine Learning, Deep Learning e inteligência de máquina em geral.
A classificação é uma tarefa que envolve a divisão de objetos para que cada um seja designado para um de um número de categorias exclusivas que são chamadas de classes, assim cada objeto deve ser designado para precisamente uma classe, nunca para mais que uma e nunca para nenhuma classe. (BRAMER, 2016)
A classificação de flores em suas respectivas espécies é um problema de classificação de múltiplas classes, pois envolve dados das características e do tipo de espécie. Os três tipos de espécies possuem características bem diferentes que os tornam diferenciáveis perante uns aos outros. Como os labels já estão pré-definidos, será utilizado o algoritmo de classificação KNN (K-Nearest Neighbors) para construção do modelo que terá que aprender as medidas das características das flores dessas três espécies para prever qual é a espécie para cada nova flor.
Obs: Trabalho de Pós-Graduação Ciência de Dados e Big Data. Disciplina: Linguagem estatística Professor: Leonardo Villela