Fullcycle

Guia rápido Java no VSCode

Neste guia rápido, aprenda como configurar o ambiente para trabalhar com projetos Java utilizando o VSCode e também WSL2 no Windows.

O que é necessário?

  • WSL2
  • VSCode
  • JDK

O que é o WSL2

Em 2016, a Microsoft anunciou a possibilidade de rodar o Linux dentro do Windows 10 como um subsistema e o nome a isto foi dado de WSL ou Windows Subsystem for Linux.

O acesso ao sistema de arquivos no Windows 10 pelo Linux era simples e rápido, porém não tinhamos uma execução completa do kernel do Linux, além de outros artefatos nativos e isto impossibilitava a execução de várias tarefas no Linux, uma delas é o Docker.

Em 2019, a Microsoft anunciou o WSL 2, com uma dinâmica aprimorada em relação a 1ª versão:

  • Execução do kernel completo do Linux.
  • Melhor desempenho para acesso aos arquivos dentro do Linux.
  • Compatibilidade completa de chamada do sistema.

O WSL 2 já estava disponível na versão Insider do Windows 10, mas na última semana de maio de 2020 passou a estar disponível em final release na atualização 20.04 do Windows 10.

Atualização A partir de 21 de agosto de 2020, o WSL 2 também está disponível nas edições 1903 e 1909, porém somente em sistemas x64.

Com WSL 2 é possível executar Docker no Linux usando o Windows 10.

Compare as versões: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/compare-versions

O que é o VSCode

O Visual Studio Code (VSCode) é um editor de código-fonte leve, mas poderoso, que roda em sua área de trabalho e está disponível para Windows, macOS e Linux.

Ele vem com suporte integrado para JavaScript, TypeScript e Node.js e tem um rico ecossistema de extensões para outras linguagens (como C ++, C #, Java, Python, PHP, Go) e tempos de execução (como .NET e Unity).

O que é JDK

O Java Development Kit (JDK) é um conjunto de utilitários cuja a finalidade é permitir o desenvolvimento de softwares utilizando a plataforma Java. É um pacote disponibilizado pela Oracle, empresa detentora do Java. Acompanha todo ambiente necessário para a criação de aplicações Java.

Instalação do WSL2

Para o passo a passo da instalação do WSL2 consulte o guia, clicando aqui.

Instalação VSCode

Começe acessando o site do VSCode https://code.visualstudio.com/ clique em Download, você será redirecionado para a seguinte página: VSCode Download Selecione o sistema operacional Windows e clique no botão Azul logo abaixo da logo do Windows. Ao finalizar o download, execute o instalador e siga o passo a passo: 1.Install VSCode Durante a instalação, será perguntado qual idioma deseja instalar. Avance todas as etapas do instalador até concluir a instalação e abra o Visual Studio Code.

Instalação JDK

O processo de instalação da JDK, requer a instalação do WSL2. Certifique-se que você já possua o WSL2 instalado e configurado em sua maquina, após isso inicie o processo de instalação da JDK.

Abra o terminal do WSL2 ou Windows terminal, em seguida atualize todos os repositórios realizando o comando abaixo e pressionando a tecla enter é provável que ele peça para que você entre com a senha de administrador (root) caso aconteça, basta digitar a senha e pressionar a tecla enter novamente:

$ sudo apt update

JDK Install Após finalizado o processo, chegou a hora de executar a instalação da JDK. Para isso é necessário a utilização do comando, digite e pressione a tecla enter e aguarde a finalização do processo:

$ sudo apt install default-jdk

JDK 2 Install Pronto! A sua JDK já está instalada em seu WSL2. Agora é necessário efetuar a configuração do mesmo, criando a variável de ambiente JAVA_HOME e setando no PATH do seu sistema operacional.

Para verificar onde foi realizado a sua instalação, ainda em seu terminal, digite:

$ where java

JDK 3 Install Copie o caminho até antes de /bin e guarde ele com você. É possível que a versão esteja diferente da mostrada na imagem, não se preocupe, o Java sofre atualizações constantes mas o processo de instalação é igual para todas as versões.

/usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64

Com o caminho em mãos, basta acessar o .bashrc ou caso utilize o oh-myzh o .zshrc atraves do comando:

Para .zshrc

$ nano .zshrc

Para .bashrc

$ nano .bashrc

Navegue até o final do arquivo e adicione uma nova linha contendo a configuração da variável de ambiente JAVA_HOME:

### JAVA_HOME
export JAVA_HOME="/usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64"
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

JDK 4 Install

Salve o arquivo, para isso, pressione CTRL + X e logo após Y. Reinicie o seu terminal, fechando e abrindo o mesmo novamente a após isso dê o comando:

$ java -version

JDK 5 Install

Você deverá receber algo parecido com a imagem acima. Pronto! sua JDK já está funcionando. Verifique também se a configuração da sua variável JAVA_HOME foi realizar com sucesso, para isso basta executar o comando:

$ echo $JAVA_HOME

JDK 6 Install

Caso receba algo parecido com a imagem, você conseguiu efetuar a instalação e também a configuração do JDK no seu WSL2.

Configurando VSCode

Após o processo de instalação e configuração da JDK e do VSCode, é necessário instalar diversos plugins para que o ambiente de desenvolvimento Java utilizando o VSCode seja produtivo. Abra seu VSCode e navegue até a seção de extensões. Certifique-se que você está utilizando o WSL2 em seu VSCode para instalar as extensões.

VSCode 7 Install

Na seção de extensões, procure e instale as seguintes extensões:

Após o processo de instalação de todas as extensões acima, faça o restart do VSCode e a partir de agora estamos prontos para começar a trabalhar com Java utilizando VSCode. Basta abrir seu projeto Java no VSCode e começar a trabalhar!