Website do Projeto Arte e Cultura Vive
Ocupação Mercado Sul Vive recebe cinco oficinas culturais. Ao todo, são 176 vagas para o projeto Arte e Cultura Vive
Interessados em participar dos cursos de construção de instrumentos de papel, de teatro e circo, samba do recôncavo baiano, cavaquinho e de capoeira, já podem se inscrever no projeto Arte e Cultura Vive. A iniciativa integra as ações da ocupação Mercado Sul Vive e oferece 176 vagas, distribuídas em cinco oficinas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas pelo telefone 99329-3508 ou presencialmente.
O projeto foi idealizado pelo artista Cid Aroeira e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “É uma oportunidade de agregar conhecimento, desenvolver a arte e cultura a popular, além de manter viva a ocupação do Mercado Sul”, destaca Aroeira.
project-image project-image Unindo consciência ambiental e música, o artista Juraci Moura vai ministrar a oficina de construção de instrumentos musicais. Há sete anos, ele desenvolve a tecnologia para confeccionar instrumentos de percussão com papel de saco de cimento, papelão e cola. Ao longo das aulas, será possível aprender a fazer atabaques, pandeiros, zabumbas, surdos, Cajon, entre outros instrumentos, de forma ecologicamente correta.
No curso samba do recôncavo baiano, serão abordadas técnicas de percussão. As aulas ficarão a cargo de Cid Aroeira, contramestre de capoeira, cantador, percussionista e guardião da cultura popular. Ele é natural de Cachoeira, cidade no interior da Bahia, e vai trazer o melhor do Samba da região do recôncavo.
Ainda no ritmo da música, o maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília e diretor do Projeto Waldir Azevedo, Dudu Oliveira, vai ministrar aulas do instrumento. O mímico e educador Abder Paz será responsável pela oficina de Teatro e Circo. Já as aulas de capoeira ficarão a cargo do mestre Fred Cachorrão, do Grupo Raça.
Serviço Data: 1º de setembro a 1º de dezembro Local: Mercado Sul – QSB 12/13, Taguatinga Sul Mais informações:
Oficinas As aulas começam neste sábado e ocorrem até 1º de dezembro, no Mercado Sul, em Taguatinga. Elas são destinadas a crianças, jovens e adultos. Não há pré-requisitos. São 40 vagas para a oficina de construção de instrumentos musicais de papel, 40 para Samba de Roda do Recôncavo Baiano, 40 para Capoeira e 40 para Teatro e Circo. Já o curso de Cavaquinho disponibilizará 16 vagas. Ao final dos trabalhos, será apresentado um espetáculo junto com os professores, na Feira do Guará.
Professor: Cid Aroeira Natural de Cachoeira, no interior da Bahia, ele é contramestre de capoeira, cantador, percussionista e idealizador do projeto. Quarta 20h e sábado 16h
Professor: Dudu Oliveira Ele é maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília e diretor do Projeto Waldir Azevedo. Segunda, das 14h30 às 17h30
Mímico e educador. Quarta e sexta, das 15h às 17h
Mestre de capoeira do Grupo Raça. Segunda e sexta, às 20h
Professor: Juraci Moura Há sete anos, ele desenvolve uma técnica própria para confeccionar instrumentos de percussão com papel de saco de cimento, papelão e cola. Durante o curso, serão feitos atabaques, pandeiros, zabumbas, surdos, cajon. Terça e quinta, das 14h às 16h
As aulas ocorrem até 1º de dezembro e, ao final dos trabalhos, alunos e professores apresentarão um espetáculo na Feira do Guará.
-
Abder Paz: Teatro e Circo
-
Cid Aroeira: Samba Pilado
-
Dudu Oliveira: Cavaquinho
-
Fred cachorrão: Capoeira Regional
-
Juraci Moura: Confecção de Instrumentos
Arte e Cultura Vive, na imprensa.
Globo http://g1.globo.com/df/distrito-federal/
Correio Brasiliense www.correiobraziliense.com.br/
Destak Jornal www.destakjornal.com.br/agenda-d-a/brasilia
Jornal de Brasília www.jornaldebrasilia.com.br/clica-brasilia
Agenda Cultural Brasília www.agendaculturalbrasilia.com.br
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal
2018 Arte e Cultura Vive. Desenvolvido por apoena.net