Template de projeto

Este repositório serve como um template para criar um novo projeto utilizando as tecnologias aplicadas nos projetos da Aceleradora Ágil. Templates são uma funcionalidade do Github, para entendê-la em mais detalhes, visite esta página.

Este template foi baseado no projeto Easy Beasy e em tudo que aprendemos durante seu desenvolvimento. Para saber mais sobre as decisões tomadas na construção desse repositório, dê uma olhada no Kanban e nas issues.

Tecnologias

Ferramentas recomendadas (não obrigatórias)

Algumas recomendações de ferramentas para trabalhar com este template. Embora recomendadas, elas não são obrigatórias para o funcionamento do projeto:

Executando o projeto

Garanta acesso ao banco de dados

Antes de executar o backend, garanta que o Postgres esteja rodando na máquina e que exista um banco de dados chamado template_aceleradora. Localmente, o backend tentará se conectar ao banco usando usuário postgres e senha 123456. Talvez seja necessário alterar a senha do usuáro postgres para que projeto possa executar corretamente

Para isso, execute:

ALTER USER postgres WITH PASSWORD '123456';

Também é possível executar o banco de dados com Docker. Execute o script docker-db.sh para mais instruções:

./docker-db.sh

Inicie o backend

Em um terminal, execute o comando:

./gradlew bootrun

Este comando iniciará a execução do backend do projeto. Perceba que ele continuará executando até ser parado manualmente, O que pode ser feito pressionando as teclas ctrl + c.

Inicie o frontend

Abra uma nova janela de terminal, já que o backend estará bloqueando a primeira janela.

É necessário executar yarn install caso seja a primeira vez que você esteja executando o projeto no computador, ou quando uma nova biblioteca for adicionada ao projeto (yarn add):

cd frontend
yarn install

Com as dependências instaladas, execute o comando:

# Voce precisa estar dentro da pasta frontend
yarn start;

Assim como o backend, este comando seguirá executando até ser parado manualmente. Ele também atualizará o front-end a cada mudança feita no código, portanto, não é necessário executá-lo novamente para ver as mudanças aplicadas.