/TGI-Geografia-USP

Copia TGI2 Bacharelado em Gegografia na FFLCH - USP

Primary LanguageHTML

ONDAS CURTAS NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES: UMA REDE GEOGRÁFICA QUE PERSISTE E RESISTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DANIEL SILVA FERREIRA
ONDAS CURTAS NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES: UMA REDE GEOGRÁFICA QUE PERSISTE E RESISTE
Trabalho de Graduação Individual (TGI) apresentado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Geografia.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Mónica Arroyo


Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
Como Citar:
FERREIRA, Daniel Silva. Ondas curtas na transmissão de informações: uma rede geográfica que persiste e resiste. Trabalho de Graduação Integrado (TGI) apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Bacharel em Geografia.
Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar e descrever a importância contínua das ondas curtas na transmissão de informações em um mundo cada vez mais digital. A pesquisa aborda o comportamento de rede do sistema de radiodifusão em ondas curtas, onde ocorrem disputas por poder. Explora-se a relevância global das ondas curtas frente à ascensão da internet e outras tecnologias, destacando sua capacidade única de comunicação. O estudo baseia-se em um amplo levantamento bibliográfico que abrange as interseções entre geografia, comunicação internacional e tecnologia de radiodifusão. Além disso, são examinadas as dinâmicas históricas e contemporâneas das ondas curtas, identificando fatores determinantes para seu declínio e compreendendo os elementos impulsionadores de sua ascensão.

Palavras-chave: rede geográfica, rádio, ondas curtas