TÍTULO: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA CONTROLE DE CLIMATIZAÇÃO. AUTOR: Danilo Costa Breda.

Link PDF:https://aberto.univem.edu.br/handle/11077/1591

RESUMO:

Com o avanço da tecnologia, a automação residencial começou a ser mais familiarizada, pelo seu alto grau tecnológico, possibilitando o controle de dispositivos de forma simples e inteligente, gerando uma melhor resposta ao que a tecnologia pode oferecer. O principal problema abordado neste trabalho é a aplicação de redes neurais artificiais na área de automação residencial, mais especificamente em sistemas de climatização. O trabalho consiste em desenvolver um sistema aplicando redes neurais artificiais de múltiplas camadas, integrado a um simulador, visando resultados para uma melhora no conforto e economia de energia, de forma transparente ao usuário. Os resultados foram obtidos através de simulação e análise, comprovando a viabilidade do uso de redes neurais artificiais no controle de climatização na área de automação residencial.

ABSTRACT:

With the advancement of technology, home automation began to be more familiar, due to its high degree of technology, allowing the control of devices in a simple and intelligent way, generating a better response to what technology can offer to us. The main problem andressed in this work is the application of artificial neural networks in the are of home automation, more precisely in climatization systems. The work consists in developing a system applying artificial neural networks of multiple layers, integrated to a simulator, aiming at results for an improvement in comfort and energy saving, transparently for the user. The results were obtained through simulation and analysis, proving the feasibility of the use of artificial neural networks in the control of climatization systems in the area of home automation.

1 - INTRODUÇÃO:

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de auxilio de tarefas aos seres humanos, de modo a demandar menos tempo e proporcionar uma maior sensação de conforto, a automação residencial começou a ser mais familiarizada, possibilitando uma melhor resposta ao que a tecnologia pode nos oferecer perante a complexidade do mundo em que vivemos. A climatização em ambientes residenciais é feita geralmente de sistemas de ar condicionado, sistemas de aquecimento ou sistemas de ventilação, existindo a necessidade de sua implantação em locais onde a temperatura não permanece na faixa de temperatura simpática dos seres humanos. Na automação residencial, a área de climatização existe para facilitar a interação com esses equipamentos, permitindo um nível maior de conforto, diminuição de consumo de energia, desativação de equipamentos em casos de emergência e outras funções. O trabalho consiste em desenvolver um sistema que consiga, junto com o uso de redes neurais artificiais, o controle de climatização de uma residência, através de sensores e atuadores, visando resultados que melhorem o conforto do usuário de forma transparente e também trazendo benefícios como economia de energia.