Aceleração Java Web

O que você vai aprender

Ao final desta Aceleração, você será capaz de criar um projeto Java Web do zero e desenvolver até o último passo, o deploy. Desta forma, iremos garantir um aprendizado completo para que você inicie na carreira Java como Pessoa Desenvolvedora Java Web Júnior.

Quais habilidades técnicas vou aprender?

  • Framework Spring Boot.
  • Gerenciador de dependências - Maven e Gradle.
  • Testes com JUnit5.
  • Banco de dados SQL.
  • ORM utilizando Hibernate Framework.
  • Estrutura Coleções.
  • Deploy utilizando Railway.
  • Docker.

Programa de formação completo

Framework Spring Boot

Você vai aprender a montar uma API em Java através do Framework mais usado no mercado, o Spring. Iremos conhecer um pouco mais sobre os projetos Springs, e aprofundaremos no Spring Boot, no qual você será capaz de construir aplicações stand-alone, que não necessitam de módulos, bibliotecas e frameworks externos, sendo possível rodar em qualquer computador, independentemente do sistema operacional.

Gerenciador de dependências - Maven e Gradle

Para organizar nossas API com relação às bibliotecas externas, precisaremos de um gerenciador de dependências. Assim, você irá aprender a configurar um projeto utilizando as ferramentas Maven ou Gradle. Além de gerenciar as bibliotecas externas, essas ferramentas também nos permitem construir (build) um projeto e executar as rotinas de testes.

Testes com JUnit5

Você vai iniciar uma jornada em testes unitários por meio do tradicional framework JUnit. Essa ferramenta é utilizada desde 1997 pela comunidade Java, e atualmente é referência quando falamos de testes. Ao decorrer de toda a certificação, você vai criar testes unitários para todas as camadas da arquitetura.

Banco de dados SQL e Object Relational Mapping (ORM)

Você não poderia deixar de aprender a conexão de uma API com o banco de dados. Iremos utilizar o MySQL como persistência dos dados, e na camada de código utilizaremos o Jakarta Persistence API (JPA) como ORM para acessar nossos dados. Na camada de código, continuaremos a utilizar os projetos Spring e, para manipulação de dados, usaremos o Spring Data JPA como framework, um dos mais utilizados no mercado atualmente.

Manipulação de Coleções

É através das coleções que se manipula uma grande quantidade de dados em seu código, em algumas linguagens fazemos isso com arrays. Porém, em Java, são as coleções que têm esse papel, elas são estruturas importantes e que trazem uma melhor performance na manipulação de dados, principalmente através da API Stream.

Tratamento de erros

Lidar com erros em aplicações é uma coisa que faz parte do dia a dia da pessoa programadora. Você irá aprender a lidar com esses erros da melhor forma, o que irá ajudar a construir aplicações que se sustentem ao longo dos anos. Para isso, você irá aprender como tratar, da melhor maneira, cada uma das exceções que seu código poderá lançar, e vai ser um diferencial para sua vida de programação.

Docker

Docker é uma ferramenta essencial no dia a dia de pessoas desenvolvedoras, e o domínio dessa ferramenta é um grande diferencial no mercado de trabalho. Docker e containers são conceitos extremamente requisitados e, nesta seção, você vai descobrir o que essa plataforma pode fazer pelas nossas aplicações Java.

Deploy em Nuvem

Quando criamos uma API, queremos que as pessoas acessem sem precisar rodar na máquina local, não é mesmo? Portanto, precisamos disponibilizar essa API na nuvem para que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, consiga acessar através da internet. Nesta seção, você irá aprender a disponibilizar suas aplicações dockerizadas em nuvem utilizando o Railway.