/aprendaingles

Uma mensagem para profissionais de TI brasileiros

Aprenda Inglês

Uma mensagem para os profissionais de TI brasileiros

Este é um texto destinado a profissionais de TI. Ele pode parecer duro, exagerado, ou ridículo até, mas o problema é que tem gente que precisa ouvir isso.

Inglês é hoje em dia importante para praticamente qualquer carreira. Mas para TI é diferente. O inglês é o idioma nativo da TI. Já pensou morar nos Estados Unidos sem ser capaz de ler, entender, falar ou escrever em inglês? O quão difícil seria sua vida? A quais empregos vocês estaria limitado? Qual salário você poderia alcançar desse jeito?

Pois trabalhar com TI sem saber inglês é a mesma coisa. E isso fica cada vez pior. Em TI, ser capaz de, no mínimo, ler um texto técnico em inglês com total conforto é absolutamente fundamental.

Caso contrário, você tem uma desvantagem grotesca no mercado de trabalho. A diferença de quantidade e qualidade de conteúdo disponível é gigantesca. Tipo comparar a nuvem da Amazon com aquela rede ou cluster que você montou um dia com uns quantos PCs empoeirados e usados. É nesse nível, ou quase.o

Se você está começando na carreira, ou ainda quer alguma coisa mais dela, é simples:

APRENDA INGLÊS DIREITO ou TROQUE DE CARREIRA.

É sério, não é brincadeira. Ou então fique de boa em fazer parte de uma divisão inferior do mercado de TI. E não tô falando da segunda divisão, tô falando da quarta divisão. Credo, se o google translate é o seu melhor amigo, eu tô falando de jogar o campeonato amador estadual, e olhe lá.

TI muda cada vez mais rápido. Revoluções estão acontecendo. Nuvens, coisas software defined, DevOps, métodos ágeis ... não vai parar. Quem tem muito tempo pela frente na carreira, vai precisar se adaptar, aprender truques novos, para não arriscar ficar sem emprego. E isso vai ser imensamente mais difícil brigando com o inglês.

Dominar o inglês é o melhor investimento que um profissional de TI pode fazer na sua carreira.

Certificações, cursos, diplomas, tudo isso pode ser ótimo (ou nem tanto), mas não trará um retorno tão grande e garantido quanto dominar o inglês. Invista dinheiro nisso, você vai recuperar ele com folga.

O dia que você ler um artigo/documentação em inglês apressadamente e depois não se lembrar direito se ele era em português ou inglês, parabéns, você chegou num nível mínimo razoável. Agora é saber se você consegue se comunicar de forma escrita e oral. Você vai precisar disso também, eventualmente.

Nahh, não é tão ruim assim. Quem tem o google translate tem tudo.

Sei.

Quando você aprender inglês vai descobrir o quão ruim a tradução automática ainda é, apesar de toda evolução que ela teve. E vai descobrir algo melhor ainda: que aquele artigo é muito menos complicado de entender quando você consegue ler ele na língua original.

Mas cara, tem um monte de conteúdo em português, e eu me viro bem.

Aff. Você está andando com umas duas bolas de ferro amarradas nas pernas e achando bom ainda!

Acomode-se bem e veja os outros alcançarem resultados que você não consegue, o chegarem lá muito mais fácil. E assim avançarem mais do que você na carreira, atingirem melhores salários, mais segurança no emprego, etc. Porque eles tem acesso a uma "biblioteca" muito maior que a sua, e muito mais atualizada, e porque eles podem beber da fonte, direto de quem está sendo pioneiro e gerando conteúdo novo.

Humm, sei não, exagero isso aí. Eu apanho um pouco mais me viro bem. Ou leitura eu tô tranquilo.

O problema é que tem vários níveis de entendimento do inglês. Pode ser fácil achar que tá tudo bem, e não se dar conta de como podia ser melhor.

Notem que até agora eu não estou nem falando de ter e se comunicar com clientes internacionais, onde a necessidade do inglês fica mais óbvia. Estou falando apenas de ser capaz de consumir e colaborar/produzir conteúdo de ponta na nossa área.

Leitura:

  • Toda documentação oficial de software, seja ele open source ou proprietário, é produzida em inglês. Na maioria das vezes isso inclui os melhores tutorias de introdução a essas ferramentas.

  • Fóruns, grupos, sites de perguntas e respostas (stackoverflow e etc.). Existem os em português, mas tem muito mais gente e muito mais soluções nos internacionais, em inglês.

  • Blogs. As maiores mentes da indústria estão lá, blogando diretamente para você, em inglês. Até gente brasileira que é fera tá lá blogando em inglês, para ter uma audiência global.

  • Os softwares em si muitas (maioria) da vezes não tem interface e mensagens de erro/logs traduzidos em inglês. Como você vai entender direito o problema se não entender direito o que a mensagem de erro tá dizendo? Sem falar da hora que exige entrar no código fonte daquele software livre e entender io código e os comentários.

Ter acesso a tudo isso, lendo confortavelmente essas fontes e entendendo perfeitamente os textos, é o que eu considero o mínimo dos mínimos para um profissional de TI poder alcançar um alto desempenho hoje em dia, no cenário de mudanças frenéticas que surgiu já na última década.

Mas não dá para parar aí.

Escrita:

  • Principalmente, para ser capaz de descrever o seu problema em um bug report, email, um fórum ou chat internacional, de forma que o outro lado entenda bem o que tá acontecendo e daí poder te ajudar com isso.

Escutar:

  • Videos no youtube. As palestras dos maiores eventos internacionais, com os caras mais top da indústria, estão lá. Em sua maioria, sem legenda.

  • Podcasts. Uma mídia excelente para se manter ligado nos assuntos da hora. Baixa no celular e ouve no metrô, ônibus, no carro, etc. Entender um convidado estrangeiro falando inglês em um podcast, enquanto você está no metrô com um barulheira em volta ... é particularmente difícil. Vá treinando.

Falar:

  • Participar de um evento internacional, ou apresentação de um produto por empresa estrangeira, ou uma reunião com clientes/parceiros/fornecedores de fora. No topo da indústria, ao menos, é comum. Se você só entender e não conseguir falar direito, aí complica. Pode não ser perfeito, mas é preciso conseguir se comunicar. Vá treinando para quando você chegar lá.

Ok, mas tinha que ter mais conteúdo em português. Puta mundo injusto.

CHEGA DE MIMIMI. APRENDA INGLÊS!!!

Tá bom, tá bom. Alguma sugestão de como fazer?

Sim. INVISTA NISSO. Tempo, grana. VAI VALER A PENA. Pode demorar, mais de um jeito ou de outro esse dinheiro vai voltar com juros, muitos juros, 200%, 300%, 1000%, sei lá. Algo maior do que qualquer aplicação financeira que exista.

(url para algumas comparações de cursos online físicos)

A nossa indústria está mudando em uma taxa desumana. Eu chuto uma moita hoje, e caem 5 novas tecnologias que surgiram nos últimos meses e estão virando modinha no mercado. A cada 5 anos ou menos novas revoluções estão acontecendo. Agile, Nuvem, DevOps, CI/CD, Serverless, ... acompanhar tudo isso não tá fácil. E sem um bom domínio de inglês eu imagino que esteja praticamente impossível.

E não vai melhorar de barbada. Não tem como traduzir tudo. E mais: para que as comunidades brasileiras e o conteúdo em pt_BR evoluam em quantidade e qualidade, vai ser preciso mais gente sendo capaz de consumir o conteúdo original com qualidade, entendendo bem e sendo capaz de dialogar com as comunidades lá fora também.

Para quem tá no final da carreira, ou ficando ...

Lembre: APRENDA INGLÊS DIREITO ou TROQUE DE CARREIRA.