Repositório do código aberto da infraestrutura de informação geográfica do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) https://snig.dgterritorio.gov.pt/
Este repositório é constituído pelo vários projetos que permitem adaptar o software GeoNetwork às necessidades específicas do SNIG. Esta adaptação teve como base a versão 3.4.x do GeoNetwork, não se recomendando a sua utilização com outras versões. É constituído pelos seguintes componentes:
-
core-geonetwork: Corresponde ao código base do GeoNetwork, com a introdução de funcionalidade adicionais para dar resposta aos requisitos específicos do SNIG, em particular ao nível do modo como são pesquisados e filtrados os registos de metadados do catálogo.
-
snig-service: Módulo que adiciona ao GeoNetwork a funcionalidade de limitar as pesquisas rápidas ao catálogo (autocomplete) a determinados tipos de registos de metadados (dataset ou series, por exemplo). O catálogo do SNIG tem como lógica de funcionamento a pesquisa apenas a Conjuntos de Dados Geográficos e Séries de Conjuntos de Dados Geográficos, sendo a informação relativa aos respectivos serviços geográficos (visualização e/ou descarregamento) disponibilizada através da ficha de metadados de cada recurso. Este comportamento tem como objetivo reduzir o número de registos existente no catálogo, promovendo assim uma pesquisa mais fácil e rápida da informação.
-
iso19139.pt.mig.2.0: Implementação do schema plugin do GeoNework para o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (MIG). Tendo como base o schema iso19139, implementa as regras de validação específicas do Perfil MIG e adiciona novos campos à indexação da informação dos metadados, de forma a permitir suportar as pesquisas que são disponibilizadas através do Registo Nacional de Dados Geográficos.
-
geonetwork-snig-view: Implementa uma interface customizada (skin) do GeoNetwork para utilização no âmbito do SNIG. Esta skin foi desenvolvida para ser utilizada no âmbito do portal do Registo Nacional de Dados Geográficos (https://snig.dgterritorio.gov.pt/rndg), pelo que as funcionalidades que implementa estão directamente relacionadas com os objectivos e requistos definidos para este sistema. Algumas das funcionalidades de pesquisa nesta skin exigem a utilização da versão adaptada do GeoNetwork para o SNIG (https://github.com/wktsi/core-geonetwork) e do template de metadados iso19139.pt.mig.2.0 (https://github.com/wktsi/iso19139.pt.mig.2.0).
A versão alterada do GeoNetwork (https://github.com/wktsi/core-geonetwork) integra no seu código os vários componentes que implementam as funcionalidades do SNIG. Exceptuando pequenas alterações ao código base, essa integração fez-se através da configuração desses componentes como submódulos do projeto principal, o que facilita a instalação e execução da aplicação.
Uma das formas de executar a aplicação é através do servidor de web Jetty que vem integrado com GeoNetwork, bastando para isso realizar os seguintes passos:
- Obter o código fonte do projeto
git clone https://github.com/dgterritorio/SNIG.git
- Ir para a pasta do projeto
cd SNIG
- Inicializar e atualizar os submódulos
git submodule update --init --recursive
- Ir para a diretoria raiz do GeoNetwork
cd core-geonetwork
- Configurar ambiente para execução
export MAVEN_OPTS="-Xmx512M"
- Fazer o build do projeto
mvn clean install -DskipTests
- Executar
cd web
mvn jetty:run
- Abrir a aplicação no browser através do endereço http://localhost:8080/geonetwork
Para aceder ao catálogo através da vista (skin) customizada para o SNIG deverá adicionar-se o parâmetro ?view=snig ao url de acesso à aplicação:
O build do projeto dá origem à criação de um ficheiro WAR, o qual poderá ser utilizado para instalar a aplicação num servidor web de Java (Apache Tomcat, por exemplo). Esse ficheiro encontra-se em:
- SNIG/core-geonetwork/web/target/geonetwork.war
A versão adaptada do GeoNetwork possui um conjunto de configurações que permite a utilização de grande parte das funcionalidades desenvolvidas para o SNIG, no entanto ainda é necessário proceder a mais algumas definições para que essa utilização seja completa. Descrevemos em seguida essa configurações.
Carregar o schema plugin do Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (iso19139.pt.mig.2.0)
O schema plugin do GeoNework para o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (MIG). Tendo como base o schema iso19139, implementa as regras de validação específicas do Perfil MIG e adiciona novos campos à indexação da informação dos metadados, de forma a permitir suportar as pesquisas que são disponibilizadas através do Registo Nacional de Dados Geográficos.
Deverá utilizar-se a interface de administração do GeoNetwork para carregar o schema plugin do Perfil MIG no catálogo (ver instruções mais detalhada na documentação do GeoNetwork).
É possível definir a skin do SNIG como a interface por defeito do catálogo, eliminando-se assim a necessidade de se ter que utilizar o parâmetro ?view=snig
no url de acesso à aplicação. Essa configuração pode ser realizada através da administração do GeoNetwork, em 'Admin > Settings > User interface configuration > Choose the user interface to use', atribuindo-se o valor "snig".