/analise-semissupervisionados

Repositório de minha 2ª Iniciação Científica intitulada "Análise de Algoritmos Semissupervisionados para Data Augmentation"

Análise de Diferentes Algoritmos Semissupervisinados para Data Augmentation

Repositório de minha segunda Iniciação Científica intitulada "Análise de Algoritmos Semissupervisionados para Data Augmentation" realizada no período de agosto de 2018 a julho de 2019, como bolsista PIBIC.

Análise de Diferentes Algoritmos Semissupervisinados para Data Augmentation Willian Dihanster G. Oliveira, Otávio A. B. Penatti, Lilian Berton - ICT/UNIFESP

No Aprendizado Supervisionado, a acurácia dos algoritmos e o número de exemplos rotulados usados no treinamento estão relacionados: quanto maior o número de exemplos, maior a capacidade de predição dos algoritmos. No entanto, em aplicações da vida real, obter muitos exemplos rotulados é uma tarefa difícil e custosa. Para contornar essa situação e tentar melhorar a acurácia, pode-se usar técnicas de Data Augmentation (DA). No presente projeto, foi feito o estudo de técnicas para DA por meio do aprendizado semissupervisionado baseado em grafos (com diferentes algoritmos semissupervisionados). Ademais, é importante obter um bom descritor de imagens, então foram utilizadas redes neurais convolucionais (ResNET, VGGNET, Xception) como extratores de características para as imagens utilizadas. Após a geração das bases e aplicação das técnicas de DA, experimentos de classificação foram realizados para a análise da eficiência e comparação dos algoritmos. Não houve diferença significativa entre os resultados obtidos pelos algoritmos empregados. Já para os descritores, a ResNET foi a que obteve melhores resultados. Conclui-se então que o aprendizado semissupervisionado é eficiente para DA na aplicação escolhida e que estas técnicas podem ser aplicadas em casos com poucos exemplos rotulados para melhorar o modelo gerado pelos algoritmos supervisionados.