/ia_robot_vacuum

Exercicio proposto durante a realização da disciplina de inteligência artificial

Primary LanguagePython

ia_roobot_vacuum

Algoritmo desenvolvido como atividade durante o curso de Inteligência Artificial.

Para implementação do model-based-reflex agent, eu utilizei da ideia de independente da posição inicial do agente, o primeiro passo é move-lo para o canto superior esquerdo (0,0). A partir da posição inicial da matriz eu utilizo um método que percorre toda a matriz, esse método funciona a partir de camadas, a camada começa em 0 representando a primeira linha da matriz. Então é criado um while que executa enquanto a variável camada for menor ou igual a altura da matriz. Dentro do while, existe 4 laços de repetição for.

  • primeiro serve para percorrer a primeira linha até a última coluna;
  • segundo, percorre da última coluna até a última linha;
  • terceiro, percorre da última linha até a primeira coluna;
  • quarto, percorre da primeira coluna atá a primeira linha;

Cada vez que é percorrido os laços for é incrementado a variável camada, sendo assim, na primeira execução a primeira linha seria a linha 0, já na segunda execução a primeira linha seria a linha 1. Sendo assim, o agente realiza um movimento em caracol até chegar a última posição não percorrida.

Minha ideia de melhoria do código é a utilização do método de busca em profundidade. Ademáis de um algoritmo que gera aleatóriamente obstáculos em ambientes aleatórios, seria possível a verificação, se essa posição vizinha da posição atual do agente for um obstáculo, então retira ela da lista de 'à visitar'. Entretanto, fiquei com dificuldade de salvar o caminho real exercido pelo agente.

Imaginando uma matriz 3x3 [[1,2,3],[4,5,6],[7,8,9]] partindo da posição (1,1),teriamos de vizinho do número 5 o 2,4,6,8. Na hora de visitar esses visinhos, iriamos para o dois que é vizinho do 1 e do 3, gerando a seguinte lista: (2,4,6,8,1,3) Ao sair do dois o algoritmo volta para o 5 e em seguida vai para o 4 que é vizinho do 1 e do 7 (4,6,8,1,3,7). Volta para o 5 e em seguida visita o 6 que é vizinho do 7 e do 9 (6,8,1,3,7,9). Volta para o 5 e sem seguida visita o 8. Sobrando (1,3,7,9). Minha dificuldade atual é traçar o caminho seguindo a regra de poder andar somente para cima, baixo, esquerda e direita. Então no algoritmo que eu implementei ele parte do 8 vai pro 5 e vai para 1. O ideal era antes de visitar o 1 ele passar pelo dois antes. 8 -> 5 -> 2 -> 1.