/semana1-GitEGithub

Introdução - Conceitos Iniciais e Versionamento de Código

Qual é a diferença entre biblioteca e framework na prática?

Um resumo code friendly baseado na TREINAWEB

OFF-TOPIC

Pra quem está começando sua jornada na área Tech, além do desafio de aprender uma linguagem de programação base como JavaScript, por exemplo, também vai se deparar em algum momento com as palavras "biblioteca" e "framework". E justamente para você se sentir autoconfiante quando se tratar desses assuntos e avançar alguns passos rumo ao nível júnior de desenvolvimento, vem comigo!

Antes de falar sobre a diferença entre biblioteca e framework, vamos entender primeiro o que significa cada um destes termos em separado.
  1. O que é biblioteca?

Vamos supor que você quer criar um componente na sua aplicação web que vai ser utilizado para um fim específico dentro da sua própria estrutura de código e obedecendo o fluxo que você decidiu anteriormente. O que pode te ajudar sem ter que escrever do zero?

Bom, se você quiser reutilizar uma 'coleção' de códigos escrita por outros desenvolvedores, que foi feita exatamente para criar componentes como aquele que você deseja, tudo o que você precisa fazer é importar essa biblioteca dentro do seu código.

Assim, você terá à sua disposição algumas funções que vão te ajudar a deixar o seu código limpo, ou seja, sem repetir várias linhas de código. E um exemplo de biblioteca para a tecnologia JavaScript é o React.

Em outras palavras, biblioteca nada mais é do que um conjunto de linhas de código específicas para solucionar um problema, sendo escritas por você mesmo ou outros desenvolvedores. Simples assim.

  1. O que é framework?

Se fôssemos traduzir a palavra "framework" do inglês para o português teríamos como possível resultado "estrutura" ou "armação". Isso já indica bastante coisa. Tomemos por exemplo a construção civil. Para tirarmos um projeto do papel, existem algumas exigências e ordem certa das coisas até concluir a obra, certo?

Sendo assim, adaptando essa realidade para a escrita de códigos do seu projeto, framework nada mais é do que uma armação de códigos escritas por outros desenvolvedores com estrutura própria e que obedece um fluxo próprio também.

Então, ao utilizarmos um framework no desenvolvimento de aplicações web, temos a vantagem de ganhar tempo na escrita de códigos, reutilizando códigos alheios no seu projeto, porém temos algumas limitações de escolhas pessoais tanto sobre estrutura de código quanto fluxo do código, porque as exigências já vêm "pré-fabricadas" de acordo com o framework escolhido e da tecnologia utilizada.


Agora, finalmente, vai ser respondida a pergunta que não quer calar:

  • Qual é a diferença entre biblioteca e framework na prática?

Biblioteca é uma 'coleção' de códigos que estão à sua disposição para resolver um problema específico, podendo ter sido escritos por você ou por terceiros. Você utiliza esses códigos quando quiser e na ordem que achar melhor.

Já framework é uma "estrutura" de códigos também à sua disposição com exigências "pré-fabricas". Ou seja, quando você utiliza um framework é essa estrutura quem decide quando e em qual ordem utilizar os códigos, sejam eles nativos do framework ou os seus próprios códigos.

Então, a diferença entre biblioteca e framework na prática acontece no ponto de decisão em que você escolhe ou ter liberdade de ação para estabelecer sua própria estrutura e seu próprio fluxo ou o quanto pretende abrir mão dessa liberdade de ação.

DICAS:

  • Quer ter mais liberdade de desenvolvimento? Vai de biblioteca.
  • Quer ter uma estrutura sólida para apoiar o desenvolvimento do seu projeto, mesmo que tenha que abrir mão da liberdade de ação em algumas funcionalidades? Vai de framework.
  • E se surgir a dúvida na sua cabeça "qual dos dois é melhor?" Aqui entra em cena o tão angustiante "depende". Calma que eu vou te explicar o porquê disso. Decidir qual dos dois, biblioteca ou framework, é melhor envolve a análise criteriosa de muitas variáveis e como a proposta deste resumo é simplesmente apontar qual é a diferença na prática entre essas duas maravilhas que estão à nossa disposição como desenvolvedores, bibliotecas e frameworks, eu quero te convidar a continuar seus estudos e seguir com muita dedicação essa jornada Tech, porque as respostas virão durante a caminhada. Só segue em frente!

E antes de nos despedirmos, deixa eu fazer apenas uma última observação. Eu tomei a liberdade de inserir um OFF-TOPIC antes de explicar a diferença entre biblioteca e framework porque minha intenção foi realmente escrever um resumo que parecesse uma conversa entre friends e poder ajudar quem está dando seus primeiros passos na área Tech. Por isso, eu quero agradecer de coração por você ter lido até o final. Isso mostra o quanto você é incrível ^^

Então, conte comigo para o que precisar! E se este resumo foi útil para você, já libera uma star e fica à vontade para me seguir também. Beijo enorme pra você!