A maioria dos README são sobre instruções... Este não é. O README anterior é maravilhoso para orientar sobre o aprendizado técnico, mas eu senti falta de ler um README que falasse sobre como é o processo de aprender a se tornar uma desenvolvedora de software júnior.
Quando eu falo do processo de aprender a se tornar uma "Deva jr", eu não estou falando sobre pensar de forma lógica, resolver problemas de maneira eficiente e escrever bons testes e códigos-fonte. Tudo isso é muito importante, claro. Mas, ao invés disso, eu estou falando de aprender a se apaixonar pelo processo de aprendizagem, de nutrir a motivação diante dos desafios e atingir os objetivos almejados.
As próximas linhas são confissões minhas das experiências vividas antes e durante o bootcamp Todas em Tech Back-end da {reprograma} (turma On19) e elas podem servir de inspiração para te ajudar a entrar em ação e remover as muitas pedras no caminho rumo ao tão sonhado Junior-level JavaScript Back-end Developer.
Talvez você já tenha percebido que aprender é um ato fundamental na vida de qualquer desenvolvedora, seja em um bootcamp ou no dia a dia de uma profissional. E que aprender a aprender é a fundação que vai suportar a base necessária para a construção da nossa carreira enquanto "Deva jr", nosso piso térreo.
Até aqui eu imagino que estejamos alinhadas. Mas e a parte invisível desse processo?
O que me faz dedicar horas do meu dia para aprender uma linguagem de programação e muito mais coisas desconhecidas?
É exatamente neste momento que entra em cena a emoção, ou a paixão.
Eu realmente acredito que eu posso aprender qualquer coisa, e de diferentes maneiras. Isso me deixa inclinada ou disposta a encarar o processo de aprendizagem como algo que eu escolho, ou seja, não é uma obrigação para mim.
Com essa crença, eu mobilizo a minha coragem e sei que eu estarei receptiva para descobrir um novo mundo que se apresenta para mim, no nosso caso, o mundo Tech.
E como forma de enxergar esse processo de aprendizagem, eu prefiro adotar uma visão de longo prazo. Em outras palavras, eu gosto de adotar uma visão de jornada extensa que tem seu início definido, seus marcos ou objetivos alcançados, e seus desafios ou emoções.
Antigamente, eu costumava achar o máximo a jornada do herói. Muitas batalhas, suor e 'sangue' ou muita adrenalina e cortisol no sangue. Enfim, um ode à exaustão. Não é por acaso que se popularizou com o nome "jornada do herói". Remete à testosterona em excesso, bravura, entre outras coisas nem um pouco humanamente sustentáveis ao longo do tempo. Isto na minha opinião. (Em outro texto explicarei em detalhes o porquê de eu pensar dessa forma)
E como você pode imaginar, sob essa influência, por muito tempo eu acabei fechando os olhos para a importância do pequeno trabalho.
Por que dar valor aos míseros 30 minutos de leitura diária?
Não me parecia nada heroico. Um ato minúsculo que no curtíssimo prazo era quase insignificante, mas quando o projetamos num gráfico em uma curva, esse pequeno trabalho torna-se um ponto que ajuda a descrever uma trajetória de redução de estresse, de treinamento leve, que devido a constância vai progressivamente me fazendo chegar à excelência com serenidade e sanidade.
Então, se você também está no início da jornada Tech, por favor, não faça como eu fiz no passado: preferir uma rotina espartana de 12h de estudos num único dia ao invés do trabalho sério e constante, porém simples demais para achar importante, de algumas poucas horas diárias.
Deseje aprender. Valorize seus pequenos passos. Celebra suas pequenas conquistas e retire muitas pedras do seu caminho.
Qual é a mensagem que eu gostaria que tivessem me falado no passado e que eu quero deixar para você agora?
Escolha adotar uma postura ativa durante o seu processo de aprendizagem. Além de respeitar o tempo de processamento de cada informação, de respeitar o seu ritmo de aprendizagem e de estabelecer uma rotina de estudos eficaz, você terá ganho real com o gosto pelo aprendizado.
Sendo prazeroso e saudável aprender, você vai entrar em fluxo ou no flow e isso é um pré-requisito para a excelência.
Por fim, apaixone-se pelo processo de aprendizagem. Sinta amor por você em cada superação de obstáculos e crie cada vez mais ações positivas no mundo.
Aprender é um ato fundamental que acontece internamente. Da mesma forma, a motivação para continuar nos estudos ocorre intrinsecamente.
O que eu quero dizer com isso?
Bom, não estamos falando de matemática neste momento, mas a ordem dos fatores importa.
E se você quiser ter a motivação na medida certa diante dos desafios, você vai precisar atentar para a ordem das coisas.
Primeiro eu compreendi que a força primária que atua sobre mim e que me faz entrar em movimento vem de dentro.
Sendo bem direta com você, sabemos que no mundo real nem tudo sai como planejamos. Às vezes enfrentamos problemas de saúde ou determinadas fatalidades em nossas vidas que vão nos testar e muito. E se o nosso centro de controle pessoal for externo, a cada tempestade ficaremos à deriva, o que não é o melhor cenário.
Então... Por mais que muitas vezes evitemos enxergar o que mais precisamos dar atenção, chega uma hora na vida em que não há escapatória. Esse é o ponto de inflexão ou momento de virar o jogo. E se esse for o seu momento, tamo juntas!
Retomando o foco sobre aprender e motivação serem internas, o que mais me marcou no meu autoconhecimento foi a força de "vontade". A "vontade" como faculdade da mente que nos permite exercer a liberdade e o agir no mundo.
A minha "vontade" de aprender sempre foi maior do que os obstáculos no caminho. E isso é particularmente válido para os desafios e tarefas difíceis que exigem uma "vontade" forte.
Sem "vontade" ou com uma "vontade" fraca, não há ativação da memória, não há retenção do conhecimento durante o processo de aprendizagem. Deixamos de prestar atenção naquilo que estamos estudando e corremos o risco de cairmos no vício da preguiça.
Já quando nutrimos uma "vontade" forte, é possível desenvolver a virtude da resiliência, tão necessária para continuar na jornada Tech. Mais ainda, com uma "vontade" forte é possível se tornar uma pessoa motivada.
E como nutrir a motivação diante dos desafios?
Para que a motivação seja nutrida na medida certa, primeiro, é preciso assumir o controle pessoal interno. Ou seja, é preciso olhar para dentro e identificar seus desejos mais profundos. Aquilo que te incendeia no sentido mais combustível da palavra.
Aqui eu quero deixar evidente que ao identificarmos essas nossas paixões profundas, ao assumirmos o nosso controle interno, elas estão relacionadas com o caminho que escolhemos para se atingir à auto realização na busca pela felicidade duradoura.
Portanto, nutrir a motivação diante dos desafios parte de um olhar para dentro. E somente após a concretização desse movimento de retomada de controle interno que olhamos para fora e almejamos conscientemente nossos objetivos no mundo, de escolha livre e apaixonada.
Eu suponho que você seja como eu, já errou bastante na vida e descobriu intuitivamente como aprender com eles. Além disso, você também já aprendeu com os erros de outras pessoas. E convenhamos, este é o próximo nível desejável numa escala de otimização de aprendizado.
Sem menosprezar a importância do empenho em tentar e falhar por conta própria e de algumas frustrações durante o processo de aprendizagem que nos faz lembrar com muito mais força as soluções encontradas para alguns problemas, aprender com o erro de outras pessoas é melhor para facilitar a nossa caminhada.
Isso nos leva para um ponto interessante que é o conhecimento compartilhado. Ou formas colaborativas de se aprender com outras pessoas. Essa foi a minha intenção com este README.
E como na carreira Tech o trabalho em equipe é algo importantíssimo, ter objetivos compartilhados que nos permitam nos aproximar de outras vidas e desejar profundamente realizá-los é algo que me faz brilhar os olhos.
Por isso, agora, eu quero te incentivar a estabelecer objetivos que ressoem com o seu íntimo. Até mesmo porque vai ser necessário uma boa dose de motivação enquanto ele ainda não é alcançado e tudo isso vem de dentro, lembra?
Bom, é isso.
Espero que este diferente README possa ter te ajudado de alguma forma a querer cada vez mais realizar o sonho de ser "Deva jr" e reprogramar o mundo by {reprograma}.
Agradeço de coração por ter lido até o final, isso diz muito sobre o quanto você é comprometida e o quanto será uma "Deva" incrível!
Libera uma estrela se fez sentido pra você e entra em contato comigo também.
Beijo enorme pra você,
Elisângela Manuel (Elis Brasil)