/BR-Capitals

< 00110001 00111001 00111001 00110001 00100000 01000010 01010010 >

Primary LanguageRMIT LicenseMIT

Análise de Distância das Capitais

Objetivo

Contribuir com um trabalho analítico extraindo informações e storytelling baseados em dados para insights bem como, uma forma de desenvolver e consolidar meus conhecimentos no campo da análise de dados desenvolvendo uma análise descritiva com o uso da linguagem de programação R através da IDE RStudio.

Origem dos Dados

O primeiro passo para essa aventura foi encontrar as coordenadas geográficas das capitais de todo o mundo.

Os dados necessários para realizar está análise estão disponíveis em: https://lab.lmnixon.org/4th/worldcapitals.html.

Instalação das Ferramentas

Desenvolvimento

Leitura da Base

Os dados com as coordenadas geográficas das capitais estão contidos em um documento HTML.

Iniciamos obtendo o HTML através do pacote {httr}, em seguida, usamos o pacote {xml2} para localizar a tabela, e o pacote {rvest} para transformar essa tabela. Os pacotes {tibble} e {janitor} foram usados para deixar a tabela formatada.

Manipulação dos Dados

Aqui começamos a transformação dos dados. Verificamos que as coordenadas de latitude e longitude estavam em formato de texto e, ao invés de mostrar valores positivos e negativos, mostrava os valores N (norte), S (sul), E (leste), W (oeste). Além disso, a latitude e longitude de Jerusalém (Israel) estava incorreta.

Com os dados arrumados em mãos, calculamos as distâncias através da distância geodésica, usando latitude e longitude como base e o maravilhoso pacote {sf}. São duas funções principais: a sf::st_point() que cria um objeto especial do tipo ponto, e a sf::st_distance() que calcula a distância entre dois pontos. Utilizamos map2() e map() do pacote {purrr} para fazer e aplicar essas operações em todos os países. No final, temos a base ordenada pelas distâncias. As distâncias são calculadas em metros, que transformamos para quilômetros.

Visualizações

As capitais mais próximas estão nesta tabela. Sem muitas surpresas aqui: como Brasília fica na região central do país, a capital mais próxima é a do Paraguai, seguida por outros países da América do Sul.

As coisas ficam mais interessantes quando visualizamos as capitais mais distantes e temos nosso resultado: Koror (Palau) é a capital mais distante da capital, Brasília, seguida por Manila (Filipinas) e Saipan (Ilhas Mariana do Norte).

Agora, utilizamos o pacote {leaflet} para visualizar o mapa 2D.

Olhando o mapa acima (e considerando que a terra é esférica), parece mesmo que esses países estão bem longe, mesmo tentando acessar pelo leste ou pelo oeste

E, já que a terra é esférica, que tal criar um mapa 3D? Fizemos isso usando o pacote {plotly}.

Referências

Licenças

MIT License Copyright © 2021 Felipe Bacelo Rodrigues