/proc-parl-pt

p3: Processamento Parlamentar Português

Primary LanguagePythonGNU General Public License v3.0GPL-3.0

p3: Processador Parlamentar Português

Ferramentas de análise aos dados abertos do Parlamento português, sobretudo focadas na criação de formatos facilmente utilizáveis a partir dos formatos oficiais.

Porquê?

Os formatos oficiais podem ser usados de forma directa por programadores, mas muitas vezes seria útil poder carregar os dados de votações de forma mais simples. Um exemplo é a facilidade com que se podem utilizar dados em formato CVS numa folha de cálculo.

Objectivos e princípios

Os formatos oficiais contêm toda a informação que é produzida, sendo que na conversão é sempre necessário proceder a escolhas do que é incluído, bem como limpeza e tratamento dos dados. O objectivo principal é ser fiel aos dados oficiais, transformando-os em formatos alternativos - nomeadamenet tabulares - que simplifiquem a sua utilização.

A separação do processo de extracção/transformação dos dados das análises visuais que são possíveis temc omo objectivo produzir dados de referência que possam ser usados por múltiplas soluções, sendo que as melhorias neste processo inicial beneficiam todos os utilizadores.

A autonomização do processo permite também simplificar a utilização de mecanismos de CI/CD, de forma a automatizar a actualização dos dados.

Contexto

O processo de obtenção e limpeza dos dados, com todas as nuances e ajustes necessários, foi desenvolvido no âmbito do trabalho inicial de análsie ás votações parlamentares, tendo sido continaumente melhorado para incluir actividades, iniciativas, Orçamentos de Estado. Este repositório é fundamentalmente a reutilização desse código para a sua utilização de forma autónoma.

Como citar.

O código pode ser reutilizado nos termos da licença. A utilização dos dados resultantes do processamento podem ser citados da seguinte forma:

p3: dados da actividade parlamentar, Frederico Muñoz.

A citação dos dados utilizados não é apenas uma questão de indicação da fonte: apesar dos dados base serem os oficiais, são efectuadas transformações, selecções, e ajustes vários. Todos estes passos tornam a informação mais simples de utilizar, mas resultam num conjunto de dados com diferenças do inicial, que é importante identificar para possibilitar a validação dos mesmos.