Criadora do projeto: Gabriela Caesar
Orientação do Insper: Tiago Maranhão (mapbox), Rodrigo Menegat (consultoria), Vinicius Sueiro (javascript) e Carol Rozendo (figma).
Acesse em: https://gabrielacaesar.github.io/eleicoes-sp/
Compartilhe nas suas redes sociais!
São Paulo é o estado mais populoso, mais rico e com grande impacto nas eleições. Além disso, os dois principais candidatos têm fortes conexões com o estado. Este ano teremos eleições presidenciais. Por isso, vamos nos debruçar nos dados, colocar uma lupa em SP e mostrar de forma dinâmica alguns insights interessantes.
O formato scrollytelling foi escolhido para tornar os dados, normalmente mais duros, em algo atraente, com histórias por trás. O projeto usa mapa porque traz dinamismo e também porque cidades próximas tendem a votar parecido. Como algumas cidades são pequenas e desconhecidas, o mapa ainda facilita enxergar municípios vizinhos.
Este projeto usa dados eleitorais das eleições presidenciais de 2018 para mostrar como o estado de SP se comportou quanto ao bolsonarismo. Para isso, inicialmente eu fiz wireframe no Figma do projeto que seria montado. Depois, eu comecei a programar o código do site.
Paralelamente, eu analisei os dados do TSE de resultado e também de eleitorado. Em seguida, eu usei Mapbox para coletar as coordenadas e os movimentos do projeto. Por fim, eu finalizei o código do site, com ajustes para o responsivo.
Este projeto foi desenvolvido em cinco dias, paralelamente aos estudos do Insper e ao trabalho.
A análise considera os votos válidos, por município, no primeiro e no segundo turnos das eleições de 2018. Porém, no primeiro turno, eu escolhi mostrar apenas os principais candidatos para evitar excesso de informação.
Além disso, as cidades que se destacam no primeiro turno muitas vezes também aparecem no ranking do segundo turno. Isso permitiu mostrar como Bolsonaro foi em determinada cidade nos dois turnos.
Também fizemos um recorte pelas cidades com mais de 200 mil eleitores (onde pode ocorrer segundo turno nas eleições municipais) para mostrar o retrato também dos municípios mais populosos.
- Mais bolsonarista: isso ocorre quando Bolsonaro teve maior percentual de votos válidos.
- Menos bolsonarista: isso ocorre quando Bolsonaro teve menor percentual de votos válidos.
A meu ver, uma das melhorias a se fazer no projeto é trazer apenas dados de 2018. Acredito que seria muito interessante também mostrar o comportamento dos municípios em outras eleições. Houve alguma mudança brusca? Ou essas cidades sempre tenderam à direita?
Além disso, também seria interessante destacar o que marca cada cidade - por exemplo, economicamente. Ou algo relevante, como o fato de ela ter um dos maiores IDHs do estado. Para esse trabalho, porém, seria necessário mais tempo.
Caso queira entrar em contato, o meu e-mail é gabriela.caesar.2019@gmail.com