- Realidade Virtual como auxílio na transição das aulas presenciais para o ensino remoto
- Devido a pandemia as unidades de ensino público tiveram de rever e mudar muitas coisas para não pararem com as aulas, então foi necessário uma inovação e mudança nos formato das aulas.
- Entretanto essa mudança foi bem para algumas unidades com dispositivos e acesso a internet mais facilitados, mas a grande maioria tem uma necessidade do presencial.
- Ferramenta de fácil acesso visto que é multiplataforma: celular, computador, tablet, notebook, sendo a única dependência o acesso a internet.
- Além de que um ambiente virtual que simula uma sala de aula pode passar uma sensação muito mais realística de uma sala de aula e até aumentar o foco do aluno, levando-o a uma imersão.
- Um dos grandes pontos que tornou o ensino remoto massante principalmente para pais e crianças foi que foram diminuidos os momentos de descontração das crianças visto que não existe um espaço para brincadeira, como é tratado na matéria "Desafios do ensino remoto na pandemia" e "Crianças cansadas e pais estressados: como lidar com o ensino remoto prolongado?".
- Um ambiente de realidade virtual que simule um ambiente de uma sala de aula e/ou um ambiente de laboratório onde haja interatividade entre o aluno e professor simultaneamente tentando ao máximo fazer a aula parecer como se fosse no presencial.
- Neste sistema é possível o professor se cadastrar e criar uma sala de aula personalizada e adicionar seus alunos via um código de convite e/ou link onde será ambientizado uma sala de aula com um lousa e um projetor e a interatividade se daria por voz através de um outro veículo de comunicação.
- Um sistema de compartilhamento audio-visual dentro da realidade virtual com sistema multimidia de interação.