O projeto

  • O arquivo leilao_cego.sol contém a implementação da solução

  • O arquivo hashs.txt contém possíveis hashs de bids válidos

  • O arquivo Blockchain Project contém a apresentação completa do projeto

Link para demonstração do projeto aqui

Justificativa

Uso de SmartContracts para auditar e executar Licitações

O sistema agregaria os sistemas de pregão eletrônico que estão sendo implementados atualmente. As vantagens dos Smart Contracts são que eles têm clausulas que podem se auto executar dados certos pré-requisitos.

  • Para criar uma licitação, um órgão público criaria um edital listando as necessidades técnicas, justificativas, exceções, previsões orçamentárias e enquadramento legal.
  • Os licitantes podem colocar pré-requisitos nos editais, como: certidões negativas, comprovações patrimoniais em registros públicos e bancários, certidões de contratos em execução com a Administração Pública, certificações, etc. Isso permite uma filtragem inicial a partir de autenticação digital, assim diminuindo a necessidade de que sejam consideradas propostas de empresas que não se encaixam nos pré-requisitos do projeto. Em seguida seria calculada a pontuação técnica de cada proposta, caso o edital especifique, e a análise de risco. Finalmente ocorre o pregão
  • O vencedor do pregão assinaria o contrato digitalmente. Na execução, os termos do contrato são validados por auditores e fiscais públicos, que validam se termos do contrato são seguidos, além disso o comprimento de termos pode, automaticamente, liberar pagamentos, reajustes, ou ate mesmo extensões de preços.
  • Todas as cláusulas e valores, assim como o cumprimento ou não de prazos e objetivos, estariam disponíveis constantemente ao público e seriam atualizadas em tempo real.

Essa estrutura tambem poderia ser utilizada por empresas privadas, especialmente levando em conta compliance de forncedores de grandes empresas.