/biblioteca_crud_oracle

Projeto desenvolvido para disciplina de Banco de Dados do curso TADS da FAESA.

Primary LanguagePythonMIT LicenseMIT

Biblioteca CRUD Oracle 📚

Requisitos 📋

Antes de começar, verifique se você atendeu aos seguintes requisitos:

Executando o Sistema 🚀

Clone o repositório biblioteca_crud_oracle para o seu computador usando o seguinte comando:

git clone https://github.com/gustavopradobr/biblioteca_crud_oracle.git

Após realizar o download do projeto, execute o seguinte comando no terminal:

pip install -r requirements.txt

Após a instalação das dependências, execute o seguinte comando no terminal:

python run.py 

Ao rodar o comando será feito o acesso da pasta src, a criação e inserção dos dados nas tabelas e será iniciado o programa.

Para que possa testar as conexões com o banco de dados Oracle e o módulo Conexion desenvolvido para esse projeto, basta executar o script Python a seguir:

python test.py

Diretórios do projeto 📁

  • No diretório "diagrams" pode ser encontrado o diagrama relacional do sistema. O sistema é composto por quatro entidades fundamentais: "LIVROS," "USUÁRIOS," "EMPRÉSTIMOS," e "DEVOLUÇÕES."

  • Dentro do diretório "sql" estão os scripts destinados à criação das tabelas e à inclusão de dados iniciais para a utilização imediata do sistema. Certifique-se de que o usuário do banco de dados esteja devidamente autorizado com todos os privilégios necessários antes de executar os scripts de criação.

  • O script "create_tables_biblioteca.sql" é responsável pela geração e exclusão das tabelas e sequences, caso já estejam criadas.

  • O script "inserting_samples_biblioteca.sql" realiza a inclusão de registros fictícios para fins de teste no sistema. Foram incluídas informações como livros, usuários, empréstimos e devoluções, que são fundamentais para o funcionamento do sistema de gerenciamento de biblioteca escolar.

  • No diretório "src" são encontrados os scripts que compõem o sistema.

  • No diretório "conexion" estão os scripts responsáveis pelo módulo de conexão com o banco de dados Oracle. Esse módulo oferece funcionalidades úteis para a execução de instruções DML e DDL, permitindo a obtenção de resultados em formatos como JSON, matrizes e Pandas DataFrame.

  • No diretório "controller" estão as classes controladoras, que têm a responsabilidade de executar operações de inserção, modificação e exclusão de registros nas tabelas.

  • No diretório "model" estão localizadas as classes que representam as entidades conforme descritas no diagrama relacional.

  • Dentro do diretório "reports" é possível encontrar a classe encarregada de gerar todos os relatórios do sistema.

  • No diretório "sql" estão disponíveis os scripts utilizados para a criação dos relatórios a partir da classe Relatorio.

  • No diretório "utils" se encontram os scripts voltados para configuração e automatização da tela de informações iniciais.

  • O script "create_tables_biblioteca.py" é responsável por criar as tabelas e inserir registros fictícios. A execução deste script deve ser antes de rodar o "principal.py" para garantir a criação das tabelas necessárias para execução do programa. Caso preferir, também é possível executar os scripts diretamente no SQL Developer ou em outra IDE de acesso ao banco de dados.

  • O "principal.py" atua como a interface entre o usuário e os módulos de acesso ao banco de dados, e deve ser executado após a criação das tabelas para garantir o funcionamento adequado do sistema.

Vídeo demonstrativo 🎬

Acesse aqui o vídeo demonstrativo da aplicação

🤝 Colaboradores

Foto de Luiz Felipe
Luiz Felipe Macedo
Foto de Gustavo
Gustavo Prado
Foto de Pedro
Pedro Marinho