C# é uma linguagem de programação, multiparadigma, de tipagem forte, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. O código fonte é compilado e gera a Intermediate Language (IL) que é interpretado pela máquina virtual Common Language Runtime (CLR). É projetada para funcionar na Common Language Infrastructure (CLI) da plataforma .NET Framework.
Conhecer os tipos primitivos
Declarar variáveis, considerando os diferentes tipos
Usar estruturas condicionais ('if', 'else')
Conhecer os operadores de atribuição e comparação
Usar estruturas de repetição e laços ('while', 'for')
Usar funções, passando parâmetros e argumentos
Manipular métodos
Manipular arrays e listas
Obter dados de uma API
Fazer chamadas assíncronas, etc
Criar construtores
Conceitos de Orientação a Objetos:
A Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação de software baseado na composição e interação entre diversas unidades chamadas de 'objetos' e as classes, que contêm uma identidade, propriedades e métodos). Ela é baseada em quatro componentes da programação: abstração digital, encapsulamento, herança e polimorfismo.
Como funcionam objetos
Criar e utilizar construtores
O que são classes
Criar e utilizar métodos
Como funciona encapsulamento
O que é herança
O que é polimorfismo
Como funcionam interfaces
O que são abstrações
C# - Coleções:
Uma coleção representa um grupo de objetos, conhecidos como seus elementos. Eles são como recipientes que agrupam vários itens em uma única unidade. Algumas coleções permitem a duplicação de elementos e outras não. Algumas são ordenadas e outras não ordenadas.
Aprender os usos e diferenças entre Dictionary, List, Queue, SortedList e Stack
Saiba trabalhar com ArrayList e HashTable
Iterators
NuGet:
NuGet é um gerenciador de pacotes para a plataforma .NET. Ele define como os pacotes desta plataforma são criados, publicados e consumidos, e fornece ferramentas para cada uma dessas funções.
Gerenciar pacotes
Compartilhar bibliotecas
C# - System.IO:
O namespace System.IO consiste em classes, estruturas, delegates e enumerações relacionadas com entrada e saída de dados (IO). Estas classes podem ser utilizadas para ler e escrever dados em arquivos ou streams de dados. Também contém classes para suporte a arquivos e diretórios.
Ler dados de arquivos
Escrever dados em arquivos
Gerenciar arquivos com Using
C# - Gerenciamento de Memória:
O gerenciamento automático de memória é um dos serviços que o Common Language Runtime oferece durante a Execução Gerenciada (Managed Execution). O coletor de lixo do Common Language Runtime gerencia a alocação e liberação de memória para uma aplicação.
Entender como a memória é administrada
Conhecer o Garbage Collector
Entender sobre o Stack e o Heap gerenciado
C# - Testes:
O teste de software é o processo de avaliação e verificação de que um software realmente faz o que deveria fazer. Os benefícios dos testes incluem a prevenção de bugs, a redução dos custos de desenvolvimento e a melhoria do desempenho.
Usar testes unitários
Usar testes de integração
Usar testes de comportamento (behavior)
Usar mocks
ADO.NET:
O ADO.NET é um conjunto de classes que expõem serviços de acesso a dados para desenvolvedores do .NET Framework. O ADO.NET fornece um conjunto rico de componentes para criar aplicativos distribuídos e de compartilhamento de dados. Faz parte do .NET Framework, fornecendo acesso a dados de aplicativo relacionais e XML.
Manipular bancos de dados
Conhecer o DataSet e DataTable
Realizar conexões
Manipular documentos XML
Entity Framework Core:
O Entity Framework Core é um mapeador objeto-relacional (ORM). O mapeamento objeto-relacional é uma técnica que permite aos desenvolvedores trabalhar com dados de forma orientada ao objeto, realizando o trabalho necessário para mapear entre objetos definidos em uma linguagem de programação da aplicação e dados armazenados em fontes de dados relacionais.
Manipular bancos de dados usando objetos .NET
Criar modelos correspondentes a um banco de dados
Realizar consultas
Estruturas de Dados:
No contexto dos computadores, uma estrutura de dados é uma forma específica de armazenar e organizar os dados na memória do computador para que esses dados possam ser facilmente recuperados e utilizados de forma eficiente quando necessário posteriormente.
Conhecer as principais estruturas de dados
Implementar as principais estruturas de dados
Nivel 2
CLR:
O Common Language Runtime (CLR) é o componente de máquina virtual da plataforma .NET da Microsoft que gerencia a execução de programas .NET.
Entender como o CLR funciona
Entender o gerenciamento de memória
Conhecer a CIL e o JIT
LINQ:
O LINQ (Language-Integrated Query) é o nome de um conjunto de tecnologias com base na integração de recursos de consulta diretamente na linguagem C#.
Criar consultas
Conhecer as cláusulas Select e Where
Consultar coleções de objetos em memória
Mapear o banco de dados com Linq to Sql
C# - Serialização:
Serialização é o processo de converter um objeto em um stream de bytes para armazenar o objeto ou transmiti-lo à memória, a um banco de dados ou a um arquivo. Seu principal objetivo é salvar o estado de um objeto a fim de poder recriá-lo quando necessário.
Enviar um objeto para um aplicativo remoto usando um serviço Web
Passar um objeto como uma cadeia de caracteres JSON ou XML
Passar informações específicas do usuário ou de segurança entre aplicativos
C# - Rede e Sockets:
O termo programação com sockets refere-se à escrita de programas que são executados em vários computadores nos quais os dispositivos estão todos conectados uns aos outros usando uma rede.
Abrir uma sessão de comunicação interativa entre o navegador do usuário e um servidor
Enviar mensagens para um servidor e receber respostas sem consultar o servidor
ASP.NET Core:
ASP.NET Core é um framework de código aberto e multi-plataforma para a construção de aplicações baseadas na nuvem, tais como aplicações web, aplicações IoT e backends mobile.
Criar aplicações e serviços Web
Manter uma aplicações MVC
Desenvolver de interface do usuário da Web do lado do cliente
Criar uma API Web
Dapper:
O Dapper é um produto de mapeamento objeto-relacional (ORM) para a plataforma Microsoft .NET. Ele fornece um framework para mapear um modelo de domínio orientado a objetos para bancos de dados relacionais.
Realizar consultas a bancos de dados como 'select', 'insert', 'update', 'delete'
Manipular bancos de dados
Injeção de Dependências:
Injeção de Dependências é um padrão de projeto no qual uma classe solicita dependências de fontes externas ao invés de criá-las.
Evitar o alto nível de acoplamento de código dentro de uma aplicação
Implementar a inversão de controle
C# - Multithreading:
Multithreading é a capacidade de realizar múltiplas operações ao mesmo tempo. Operações com o potencial de atrasar outras operações podem ser executadas em threads separadas.
Executar múltiplas tarefas simultaneamente
Entender como threads são executadas
Aprender como fazer uma thread esperar em um ponto específico
Nivel 3
C# - Delegates e Eventos:
Delegates são objetos que são usados como ponteiros de função para se referirem a um método atribuído a eles.
Eventos são a ação realizada que altera o estado de um objeto. Eventos são declarados usando delegates - eles fornecem um encapsulamento aos delegates.
Entender o conceito de delegate
Criar uma referência para uma função com uma certa lista de parâmetros
Entender o conceito de evento
Manipular diferentes tipos de eventos
C# - Métodos anônimos e lambda expressions:
Métodos anônimos são métodos sem um nome que podem ser definidos usando a palavra-chave delegate.
Lambda expressions são usadas como funções anônimas, mas você não precisa especificar o tipo do valor que você digita, tornando-as mais flexíveis de usar.
Criar funções anônimas que você pode usar para criar delegates
Criar funções locais que podem ser passadas como argumentos
Contêineres:
Os contêineres são pacotes de software que contêm todos os elementos necessários para serem executados em qualquer ambiente. Gerenciamento de contêineres é uma área crucial na computação em nuvem e DevOps, que envolve o uso de tecnologias para automatizar o processo de criação, implantação, escalonamento e monitoramento de contêineres. Contêineres são unidades de software padronizadas que permitem aos desenvolvedores empacotar todas as dependências de um aplicativo (código, bibliotecas, configurações, etc.) em um único pacote. Isso permite que o aplicativo seja executado de forma consistente em qualquer ambiente de infraestrutura.
A tecnologia de contêineres, como exemplificada pelo Docker, fornece um ambiente consistente e portátil para desenvolvimento, teste e implantação de aplicativos, o que é vital para o trabalho eficiente de engenharia de dados. Além disso, o Kubernetes, um sistema de orquestração de contêineres, permite o gerenciamento, a automação e a escalabilidade de aplicações baseadas em contêineres em ambientes de produção. Dominar esses conceitos e tecnologias possibilita a engenheiros de dados construir e manter pipelines de dados eficientes e confiáveis.
O Kubernetes (também conhecido como k8s ou kube) é uma plataforma de orquestração de containers open source que automatiza grande parte dos processos manuais necessários para implantar, gerenciar e escalar aplicações em containers.
Isolar seu software para funcionar independentemente
Implantar software em clusters
Modularizar seu sistema em pacotes menores
Conhecer a plataforma Docker
Conhecer Kubernetes
Arquitetura de Microsserviços:
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura na qual o software consiste de pequenos serviços independentes que se comunicam entre si e são organizados de acordo com seus domínios de negócio.
Aprender o conceito de arquitetura planejada para microsserviços
Realizar a comunicação usando APIs
Melhorar a escalabilidade de um sistema
Reflection e atributos:
Os objetos de Reflection (reflexão) são usados para obter informações do tipo em tempo de execução. As classes que dão acesso aos metadados de um programa em execução estão no namespace System.Reflection.
Escrever código que lê as informações e metadados de objetos em tempo de execução
Obter nomes de classes em tempo de execução e criar objetos de uma classe
MAUI:
.NET Multi-platform App UI (.NET MAUI) é um framework multi-plataforma para criar aplicativos nativos móveis e desktop com C# e XAML.
Criar aplicativos móveis e desktop nativos com C# e XAML
Criar aplicativos multiplataforma
Compartilhar o layout e o design da interface do usuário entre plataformas
Habilidade Auxiliar: Infraestrutura
Git e GitHub - Fundamentos:
Git é um sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto projetado para lidar com tudo, desde projetos pequenos a muito grandes com velocidade e eficiência.
GitHub é um serviço de hospedagem para desenvolvimento de software e controle de versão usando Git.
Criar um repositório
Clonar um repositório
Fazer commit, push e pull de e para o repositório
Reverter um commit
Criar branches e pul requests
Lidar com merge e conflitos
HTTP - Fundamentos:
HTTP significa Hyper Text Transfer Protocol. A comunicação entre computadores cliente e servidores web é feita enviando solicitações HTTP e recebendo respostas HTTP.
Entender a diferença dos verbos HTTP
Testar os requests e ver os status codes no navegador
Saber fazer uma requisição HTTP na linha de comando com WGET
Baixar uma imagem com WGET
Fazer um post
JSON:
JSON significa JavaScript Object Notation (notação de objeto JavaScript). É um formato de texto para armazenar e transmitir dados.
Criar um objeto
Transformar um objeto em uma string
Transformar uma string em objeto
Manipular um objeto
Linha de comando - Fundamentos:
CLI é um programa de linha de comando que aceita entradas de texto para executar funções do sistema operacional.
Conhecer os principais comandos
Cloud - Fundamentos:
Cloud, ou computação em nuvem é a distribuição de serviços de computação pela Internet usando um modelo de preço pago conforme o uso. Uma nuvem é composta de vários recursos de computação, que abrangem desde os próprios computadores (ou instâncias, na terminologia de nuvem) até redes, armazenamento, bancos de dados e o que estiver em torno deles. Ou seja, tudo o que normalmente é necessário para montar o equivalente a uma sala de servidores, ou mesmo um data center completo, estará pronto para ser utilizado, configurado e executado.
Conhecer a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS
Conhecer os maiores provedores de cloud
Especializar-se em algum provedor
SQL - Fundamentos:
SQL (Structured Query Language, traduzindo, Linguagem de Consulta Estruturada) é uma linguagem de programação padronizada que é usada para gerenciar bancos de dados relacionais e realizar várias operações sobre os dados neles contidos.
Conhecer os comandos mais comuns do SQL
Usar SELECT para consultar uma tabela
Usar INSERT para inserir dados em uma tabela
Usar UPDATE para atualizar uma tabela
Usar DELETE para remover dados de uma tabela
Usar JOIN para conectar os dados de múltiplas tabelas
Conhecer as cláusulas (FROM, ORDER BY, etc)
Habilidade Auxiliar: Boas práticas
SOLID:
O Solid possui cinco princípios considerados como boas práticas no desenvolvimento de software que ajudam os programadores a escrever os códigos mais limpos, separando as responsabilidades, diminuindo acoplamentos, facilitando na refatoração e estimulando o reaproveitamento do código.
Design Patterns:
Na engenharia de software, um "padrão de projeto" (Design Pattern em inglês) é uma solução geral e reutilizável para um problema que ocorre normalmente dentro de um determinado contexto de projeto de software.
Conhecer e aplicar os principais Design Patterns
Clean Architecture:
A Clean Architecture (Arquitetura Limpa) é uma forma de desenvolver software, de tal forma que apenas olhando para o código fonte de um programa, você deve ser capaz de dizer o que o programa faz.
Clean Code:
Aplicar técnicas simples que visam facilitar a escrita e leitura de um código
Refatorar seu código para que fique mais claro
Conceitos de Design Orientado a Domínio (Domain-Driven Design - DDD):
O Design Orientado a Domínio (DDD) é uma abordagem ao projeto e desenvolvimento de software que é primeiramente informado pelos requisitos de negócios. Os componentes do programa (objetos, classes, matrizes, etc.) indicam a indústria, setor ou domínio empresarial em que o negócio opera.