Esse sistema de exemplo é composto por um conjunto de tabelas que representam pedidos de vendas, contendo tabelas como: clientes, fornecedores, produtos, pedidos e itens de pedido.
O sistema exige que as tabelas existam, então basta executar o script Python a seguir para criação das tabelas e preenchimento de dados de exemplos:
~$ python create_tables_and_records.py
Para executar o sistema basta executar o script Python a seguir:
~$ python principal.py
Para que possa testar as conexões com o banco de dados Oracle e o módulo Conexion desenvolvido para esse projeto, basta executar o script Python a seguir:
~$ python test.py
- diagrams: Nesse diretório está o diagrama relacional (lógico) do sistema.
- O sistema possui cinco entidades: PRODUTOS, CLIENTES, FORNECEDORES, PEDIDOS e ITENS_PEDIDO
- sql: Nesse diretório estão os scripts para criação das tabelas e inserção de dados fictícios para testes do sistema
- Certifique-se de que o usuário do banco possui todos os privilégios antes de executar os scripts de criação, caso ocorra erro, execute o comando a seguir com o superusuário via SQL Developer:
GRANT ALL PRIVILEGES TO LABDATABASE;
- create_tables_pedidos.sql: script responsável pela criação das tabelas, relacionamentos e criação de permissão no esquema LabDatabase.
- inserting_samples_records.sql: script responsável pela inserção dos registros fictícios para testes do sistema.
- inserting_samples_related_records.sql: script responsável pela inserção dos registros fictícios de pedidos e itens de pedidos para testes do sistema utilizando blocos PL/SQL.
- Certifique-se de que o usuário do banco possui todos os privilégios antes de executar os scripts de criação, caso ocorra erro, execute o comando a seguir com o superusuário via SQL Developer:
- src: Nesse diretório estão os scripts do sistema
- conexion: Nesse repositório encontra-se o módulo de conexão com o banco de dados Oracle. Esse módulo possui algumas funcionalidades úteis para execução de instruções DML e DDL, sendo possível obter JSON, Matriz e Pandas DataFrame.
-
Exemplo de utilização para consultas simples:
def listar_clientes(self, oracle:OracleQueries, need_connect:bool=False): query = """ select c.cpf , c.nome from clientes c order by c.nome """ if need_connect: oracle.connect() print(oracle.sqlToDataFrame(query))
-
Exemplo de utilização para alteração de registros
from conexion.oracle_queries import OracleQueries def inserir_cliente(self) -> Cliente: # Cria uma nova conexão com o banco que permite alteração oracle = OracleQueries(can_write=True) oracle.connect() # Solicita ao usuario o novo CPF cpf = input("CPF (Novo): ") if self.verifica_existencia_cliente(oracle, cpf): # Solicita ao usuario o novo nome nome = input("Nome (Novo): ") # Insere e persiste o novo cliente oracle.write(f"insert into clientes values ('{cpf}', '{nome}')") # Recupera os dados do novo cliente criado transformando em um DataFrame df_cliente = oracle.sqlToDataFrame(f"select cpf, nome from clientes where cpf = '{cpf}'") # Cria um novo objeto Cliente novo_cliente = Cliente(df_cliente.cpf.values[0], df_cliente.nome.values[0]) # Exibe os atributos do novo cliente print(novo_cliente.to_string()) # Retorna o objeto novo_cliente para utilização posterior, caso necessário return novo_cliente else: print(f"O CPF {cpf} já está cadastrado.") return None
-
Outros exemplos: test.py
-
Caso esteja utilizando na máquina virtual antiga, você precisará alterar o método connect de:
self.conn = cx_Oracle.connect(user=self.user, password=self.passwd, dsn=self.connectionString() )
Para:
self.conn = cx_Oracle.connect(user=self.user, password=self.passwd, dsn=self.connectionString(in_container=True) )
-
- controller: Nesse diretório encontram-sem as classes controladoras, responsáveis por realizar inserção, alteração e exclusão dos registros das tabelas.
- model: Nesse diretório encontram-ser as classes das entidades descritas no diagrama relacional
- reports Nesse diretório encontra-se a classe responsável por gerar todos os relatórios do sistema
- sql: Nesse diretório encontram-se os scripts utilizados para geração dos relatórios a partir da classe relatorios
- utils: Nesse diretório encontram-se scripts de configuração e automatização da tela de informações iniciais
- create_tables_and_records.py: Script responsável por criar as tabelas e registros fictícios. Esse script deve ser executado antes do script principal.py para gerar as tabelas, caso não execute os scripts diretamente no SQL Developer ou em alguma outra IDE de acesso ao Banco de Dados.
- principal.py: Script responsável por ser a interface entre o usuário e os módulos de acesso ao Banco de Dados. Deve ser executado após a criação das tabelas.
- conexion: Nesse repositório encontra-se o módulo de conexão com o banco de dados Oracle. Esse módulo possui algumas funcionalidades úteis para execução de instruções DML e DDL, sendo possível obter JSON, Matriz e Pandas DataFrame.
- requirements.txt:
pip install -r requirements.txt
Em caso de problemas com a execução dos software dando a seguinte mensagem ORA-28001: the password has expired
, execute as linhas de comando a seguir no Oracle:
ALTER PROFILE DEFAULT LIMIT PASSWORD_LIFE_TIME UNLIMITED;
ALTER USER labdatabase IDENTIFIED BY "labDatabase2022";
ALTER USER labdatabase IDENTIFIED BY "labDatabase2022";
-
Baixe a versão do InstantClient de acordo com a versão do Banco de Dados
-
Caso esteja utilizando uma distribuição Linux baseado em Debian, será necessário executar o comando a seguir para converter o arquivo .rpm para .deb.
sudo alien --scripts oracle-instantclient18.5-basic-18.5.0.0.0-3.x86_64.rpm
-
Descompacte o arquivo e será gerado um diretório em um diretório de fácil acesso.
-
Mova os diretórios lib e share para dentro do diretório do InstantClient
sudo mv lib /usr/local/oracle/instantclient_18_5/
sudo mv share instantclient_18_5/
-
Edite o arquivo
.bash_profile
incluindo as linhas a seguir ao final do arquivo:export ORACLE_HOME=/usr/local/oracle/instantclient_18_5/lib/oracle/18.5/client64 export LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/lib export PATH=$PATH:$ORACLE_HOME/bin export PATH