/factoryio-elevator

Factory IO Elevator (Advanced) scene automation with TIA Portal and PLCSIM

Primary LanguageXSLT

Elevador Avançado Factory IO

Projeto de automação de uma cena do Factory IO apresentado como requisito avaliativo para a disciplina de Automação Industrial, ministrada no semestre 2022.2 do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Alunos

  • Lucas Lemos Cerqueira de Freitas
  • Hugo Tallys Martins Oliveira

Descrição do problema

Neste projeto, foi implementado uma solução de automação utilizando a linguagem Ladder com a ajuda do software Siemens's TIA Portal V16. Em seguida, foi realizado a simulação do código em um Controlador Lógico Programável (CLP), juntamente com o ambiente onde a problemática será abordada, utilizando a cena do Elevador Avançado disponibilizada pelo software Factory IO. O problema consiste coletar objetos que são liberados através de diferentes níveis de uma torre com o auxílio de um elevador portando uma caixa. Ao final do processo, a caixa é entregue (descarga) e o ciclo se inicia novamente.

Figura 1: Elevator Advanced.

Para o controle do elevador, é utilizado o painel do CLP onde existe a seguinte interface de entrada:

  • Um botão verde 🟢 (Start) que da início ao ciclo do processo de automação
  • Um botão vermelho 🔴 (Stop) que suspende a execução do próximo ciclo.
  • Um botão amarelo 🟡 (Reset) que suspende a execução do ciclo atual e retorna o elevador ao nível 0.
  • Um botão de emergência ⚠️ que suspende o processo atual desligando todos os atuadores.
  • Uma chave 🎚️ que controla o funcionamento do sistema, pode ser tanto manual quanto automático.

Como saídas, o CLP contém alguns dispositivos utilizados para sinalizar o estado atual de funcionamento. Entre eles podemos citar:

  • Luzes azuis 🔵 (Floor 1, 2, 3) indicando em qual andar o elevador se encontra.
  • Display 🖥️ para informar quantos itens foram carregados no ciclo atual.

Figura 2: Painel do CLP.

Funcionamento do sistema

Ao pressionar o botão Start 🟢, o processo se inicia no nível 0, onde uma caixa vazia é posicionada sobre uma esteira. Após o início do processo, a esteira é acionada para mover a caixa em direção ao elevador.

Figura 3: Início do processo.

Uma vez que a caixa esteja adequadamente posicionada no elevador, o mesmo é acionado e se desloca até o nível 1. Nesse nível, uma placa está localizada sobre uma esteira, a qual é ativada para transportar a placa em direção a uma rampa que a leva até a caixa. O deslocamento do elevador para coletar as placas é executado de maneira semelhante em todos os níveis subsequentes, assim como durante a descida, até que o elevador retorne ao nível 0 para efetuar o descarregamento da caixa.

Figura 4: Processo de coleta da placa.

Após percorrer todos os níveis e coletar as placas, o elevador retorna ao nível 0 para realizar o descarregamento da caixa. Nesse momento, a esteira do elevador é ativada para movimentar a caixa em direção à esteira de saída, finalizando esse ciclo. Após o descarregamento da caixa, o próximo ciclo se inicia com o carregamento da próxima caixa que está aguardando.

Figura 5: Descarga da caixa carregada.

A qualquer momento, se o botão de Stop 🔴 for pressionado, o ciclo atual será finalizado porém a execução do próximo ciclo de carregamento é suspensa até que o processo seja retomado. AO pressionar os botões de reset ou emergência todos os atuadores são desligados com a seguinte distinção:

  • Reset 🟡 - antes de suspender o ciclo o elevador é trazido ao nível 0, para que o processo seja eventualmente retomado.
  • Emergência ⚠️ - o ciclo é suspenso e a luz de emergência 🚨 é ativada.

A chave de seleção fica responsável 🎚️ por selecionar o modo Manual (onde o operador precisa acionar cada botão manualmente) ou Automático (onde o sistema opera de modo contínuo 🟢 e so pode ser parado ao se pressionar o botão de emergência ⚠️). Um vídeo demonstrando o funcionamento completo do sistema pode ser assistido no link a seguir:

Elevator (Advanced) Factory I/O TIA Portal

Implementação

A linguagem de programação utilizada para programar o CLP foi a Linguagem LADDER, disponibilizada no ecossistema do TIA Portal. Os diagramas documentando as fluxos podem ser visualizados clicando neste link .

Tabela de endereçamento

A seguir listamos a tabela de entradas/saídas do CLP tal como configurada no Factory I/O e as tags que foram associadas ao programa implementado no TIA Portal.

Entradas:

Endereço Tag Tipo
%I0.6 At 0 (low) Bool
%I0.7 At 0 (high) Bool
%I1.0 At 1 (low) Bool
%I1.1 At 1 (high) Bool
%I1.2 At 2 (low) Bool
%I1.3 At 2 (high) Bool
%I1.4 At 3 (low) Bool
%I1.5 At 3 (high) Bool
%I1.6 Start Bool
%I1.7 Reset Bool
%I2.0 Stop Bool
%I2.1 Emergency stop Bool
%I2.2 Auto Bool
%I2.4 Sen. Entrada Elev. Bool
%I2.5 Sen. Sobre Elev. Bool
%I2.6 Sen. Saída Elev. Bool
%I2.7 At 1 Bool
%I3.0 At 1 Bool
%I3.1 At 1 Bool

Saídas:

Endereço Tag Tipo
%Q0.0 Esteira 0 Bool
%Q0.1 Esteira 1 Bool
%Q0.2 Esteira 2 Bool
%Q0.3 Esteira 3 Bool
%Q0.4 Esteira saída Bool
%Q0.5 Esteira elevador Bool
%Q0.7 Subir Bool
%Q1.0 Descer Bool
%Q1.1 Devagar Bool
%Q1.6 Andar 1 Bool
%Q1.7 Andar 2 Bool
%Q2.0 Andar 3 Bool