DISPOSITIVO E PLATAFORMA WEB DE AQUISIÇÃO, TRATAMENTO, ARMAZENAMENTO E TRANSMISSÃO DE DADOS PARA MONITORAMENTO DA SALINIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS.
Autores: Jailson Pereira dos Santos, Thiago Hérique Silva de Almeida
Orientadores: Vera Lúcia Lopes de Castro e Orivaldo Vieira de Santana Júnior
O presente trabalho trata da concepção de um dispositivo para monitoramento da condutividade elétrica das águas subterrâneas na sub-bacia do rio Cobra, que envolve os municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Jardim do Seridó/RN, onde estão instaladas 45 barragens subterrâneas, ao longo dos 35 quilômetros de extensão do rio Cobra. O protótipo foi idealizado para ser integrado a uma plataforma web de aquisição, tratamento, armazenamento e transmissão destes dados. A metodologia de trabalho compreendeu fases de testes e calibrações do dispositivo de medição da condutividade elétrica envolvendo um conjunto de componentes, como placa Arduino, resistores, Trimpot de 15 voltas, diodos, chave seletora e amplificadores operacionais.
Os resultados indicaram que o desempenho do equipamento melhorou significativamente, face ao aumento do grau de complexidade da montagem do protótipo, na segunda fase do projeto.
Na perspectiva de fazer uso das barragens subterrâneas de forma sustentável, essa pesquisa procura contribuir com mecanismos de controle e monitoramento na gestão da bacia hidrográfica, através da viabilidade de um dispositivo que seja acessível tanto do ponto de vista técnico como financeiro para os usuários das barragens subterrâneas e assim contribuir para a gestão destas obras hidroambientais.
Palavras Chave: condutividade elétrica, prototipagem, águas subterrâneas.