/MEI-A2

Probability of software failure detection

Primary LanguageC

Probability of software failure detection

O objetivo do presente documento trata-se de avaliar a efectividade da utilização de test suites de variadas complexidades na deteção de falhas em blocos de software.

O método aplicado consistiu na aplicação de um cenário experimental, baseado numa técnica de black testing, centrando as nossas atenções na relação input/output. O procedimento aplicado baseou-se na seleção de um conjunto de blocos de software e, utilizando o injetor de falhas ucXception, na aplicação de diferentes tipos de erros nos códigos seleccionados. Estes programas consistiram em códigos na linguagem C e com tamanhos médios de 150 linhas de código. Através da submissão de test suites previamente elaborados e testados no código original, avaliou-se a efectividade dos referidos test suites na deteção da falha injetada em cada código alterado, através da comparação dos outputs gerados. A ocorrência de falhas de uma qualquer outra ordem durante a execução, é descartada, visto tratarem-se de um consequência de uma falha provocada pela injeção de falhas e não de uma verificação através do uso de test suites.

Após a execução do cenário experimental desenhado, foi possível analisar os resultados e qual foi a capacidade demonstrada pelos test suites no processo de deteção de falhas em blocos de software.

Como conclusão, foram executados alguns testes de hipótese que nos permitiram fazer uma previsão do que poderia acontecer caso o cenário experimental fosse repetido.