Este repositório pretende hospedar um exemplo completo de uma instalação Kubernetes em barebone na língua portuguesa. Isto deve ajudar analistas e desenvolvedores a criar um cluster Kubernetes em uma infraestrutura própria usando a ferramenta Kubespray.
Para instalações menores, o kubeadm funciona muito bem. Muitos exemplos e tutoriais já existem. Entretanto, kubeadm não suporta um cluster de alta disponibilidade (HA); consegue instalar somente um master com apenas uma instância etcd. Ademais, vários exemplos podem ser encontrados mostrando a instalação do Kubernetes no GCE ou AWS. Caso você precise fazer isso em sua própria infraestrutura (barebone), minha experiência pessoal tem mostrado o Kubespray como a melhor ferramenta.
Os passos deste guia foram criados a partir de experiência própria com a instalação do Kubernetes, experimentando e recriando o mesmo ambiente de várias formas para observar o resultado. Fontes recomendadas de leitura e pesquisa incluem:
- Documentação oficial do Kubernetes: Indispensável e sem comentários.
- Kubernetes Anywhere: Um guia detalhado de como instalar manualmente o Kubernetes no GCE ou AWS.
- Kubernetes on CoreOS: Apesar de ser direcionado à solução proprietária da CoreOS, contém muitos detalhes necessários para uma instalação manual.
- Repositório oficial Kubernetes: A comunidade no Github está muito ativa e dinâmica. Diversas discussões e solução de problemas já existem na seção de issues. Antes de desistir, confira se alguém já passou pelos problemas que você enfrenta.
- Documentação do Ansible: Ferramenta de automação que o Kubespray utiliza para instalar o Kubernetes.
- Documentação do Kubespray: Que, afinal de contas, é a ferramenta de instalação propriamente dita.
Confira adiante os demais capítulos do guia: