Proposta do desafio: Desenvolver uma aplicação para realizar análise de imagens e fornecer pontos de acesso aos usuários. A aplicação será formada pelas seguintes funções utilizando o serviço AWS Lambda e a linguagem Python:
- extractMetadata: É chamada quando um novo arquivo é carregado no S3. Ela extrai os metadados da imagem e os armazena no DynamoDB.
- getMetadata: Recebe uma requisição GET, através do API Gateway na rota /images/, acompanhada do parâmetro s3objectkey e retorna um JSON com os metadados da imagem solicitada.
- getImage: Recebe uma requisição GET, através do API Gateway na rota /images/download/, acompanhada do parâmetro s3objectkey e retorna o binário da imagem salva.
- infoImages: Recebe uma requisição GET, através do API Gateway na rota /summary/, e retorna uma análise de todas as imagens salvas no servidor.
- json: Utilizada para formatar a resposta contida no body da response entregue ao API Gateway.
- concurrent: Utilizada para gerenciar o processamento paralelo (concorrente) na função extractMetadata.
- typing: Utilizada para a criação de alguns dos type hints utilizados no código.
- PIL: Utilizada para pegar alguns metadados da imagens inseridas no bucket. Esta, ainda, possui funções interessantes para tratamento de imagens.
- urllib: Durante uma requisição HTTP, alguns caracteres podem ser substituídos por sua sequência hexadecimal. A biblioteca foi utilizada para traduzir essa sequência hexadecimal.
- boto3: Utilizada para conversar com as aplicações da AWS como DynamoDB e S3.
- base64: Utilizada para converter binários em um texto hexadecimal que possa navegar pela web e ser compreendido pelo browser do usuário.
- decimal: Utilizada para tratar dados numéricos salvos no DynamoDB.
- collections: Utilizada para contar a ocorrência de determinados valores em um dicionário.
- botocore: Utilizada para tratar algumas exceções que podem ocorrer.
Para rodar esta aplicação, idealmente, deve-se seguir o seguinte passo-a-passo.
- Caso não tenha instalado o NPM, é fundamental que o mesmo sejá instalado. Para maiores informações, acesse o Portal Oficial da Tecnologia.
- Através do terminal, rode o comando npm install -g serverless como mostrado a seguir:
foo@bar:~$ npm install -g serverless
Instalando o Serverless
...
foo@bar:~$
- Caso tenha o git instalado, clone este repositório. Caso contrário, baixe o zip contendo os arquivos do repositório do GitHub - neste caso, descompacte o arquivo após o download.
foo@bar:~$ git clone https://github.com/foo/bar
Cloning into 'bar'...
.
.
.
..., done.
foo@bar:~$
- Por meio de sua conta AWS, crie um usuário através do serviço IAM.
- Configure o serverless através do terminal utilizando as chaves pública e secreta geradas.
foo@bar:~$ serverless config credentials --provider aws --key foo --secret bar
foo@bar:~$
- Através do terminal, acesse a pasta clonada (ou descompactada) e rode o comando serverless deploy.
Obs: Antes de executar o passo 6, deve-se estar ciente de que o comando pode falhar por já haver um bucket com o mesmo nome do bucket configurado no arquivo serverless.yml. Neste caso, altere o nome do bucket neste arquivo e no arquivo handlerGI.py para a correta execução da aplicação.
foo@bar:~$ serverless deploy
Executando o Serverless
...
foo@bar:~$
- Após concluído, acesse o serviço S3 da AWS e, na bucket configurada (kalingcket), crie uma pasta chamada uploads. Nesta pasta que deverão ser armazenadas as imagens.
- Após a conclusão destes passos, pode começar a utilizar a aplicação conforme foi requisitada. 😃
Obs: Qualquer dúvida, não hesite em me contatar, preferencialmente, através de meu LinkedIn.
Durante a execução deste projeto, tive meu primeiro contato com a cloud da Amazon e a experiência foi fantástica. Já consigo imaginar inúmeras formas de criar novos projetos baseados nas tecnologias da AWS.
Para desenvolver este projeto, acabei indo fundo em estudos relacionados à Cloud em cursos como: Primeiros passos com AWS, Introdução prática à computação na nuvem usando AWS e Criando uma Aplicação Serverless na AWS todos fornecidos pela Digital Innovation One.
Graças a todos esses conhecimentos adquiridos, fui capaz de passar na avaliação de competências em Amazon Web Services do LinkedIn.