/analise_areas_tp

repositório com código utilizado para trabalho de estatística espacial

Análise em Áreas do Transporte Público de Fortaleza

Esse documento detalha o desenvolvimento de um trabalho da disciplina de Estatística Espacial do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), focando principalmente na apresentação do código em R utilizado para o desenvolvimento do trabalho.

O trabalho tem como objetivo geral fazer um diagnóstico estratégico da baixa acessibilidade por transporte público em Fortaleza com a utilização de ferramentas de estatística espacial, e foi dividido em duas fases. A primeira teve dois objetivos específicos: aplicar método de caracterização da problemática da acessibilidade através de ferramentas de análise de dados em área e aplicar método de diagnóstico das relações de causa e efeito do problema da acessibilidade através de regressão clássica.

A segunda etapa teve como objetivo aprimorar o modelo de regressão clássica executado na primeira etapa, adicionando a espacialidade ao modelo. Teve como objetivos específicos analisar a estacionaridade do fenômeno da baixa acessibilidade relacionada com variáveis de transportes, analisar globalmente como variáveis de transporte afetam a acessibilidade por transporte público, e comparar modelos globais com a identificação de qual deles melhor se adequa ao fenômeno.

A elaboração e apresentação de slides foi o requisito estabelecido para o trabalho. Os slides da primeira etapa podem ser encontrados aqui. A segunda etapa está disponível aqui. Como já ressaltado, o segundo trabalho foi uma continuação do primeiro.