Este projeto promove o monitoramente e rastreamento do Câncer de Colo de Útero por meio da integração de sistemas de informação em saúde com o SISCAN.
A proposta de integração é feita à luz da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (aqui) e da Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (aqui). Isso significa o uso do padrão FHIR.
A definição de proposta de uso do padrão FHIR para atender determinada necessidade é orientada por diretrizes estabelecidas pela HL7. O conteúdo resultante, conforme tais diretrizes é depositado em um Guia de Implementação.
Neste repositório está o Guia de Implementação FHIR para o monitoramento e rastreamento do Câncer de Colo de Útero para submissão de requisições e de laudos de exame citopatológico.
O uso do FHIR não diz como sistemas de informação em saúde devem ser construídos ou desenvolvidos, qual tecnologia deve ser empregada ou não. O Guia de Implementação aqui definido diz como a interação destes sistemas com o SISCAN (RNDS) deve ocorrer.
- Guia de Implementação (versão em desenvolvimento)
- Builds dashboard
- Projeto piloto demonstrando a viabilidade da solução proposta.
- Submisssão de modelos para o Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital. Conforme a Resolução no. 46, de 29/08/2019, cabe a tal comitê, dentre outras, propor os "modelos de informação a serem adotados para a troca de informações em saúde".
Este trabalho é realizado pela parceria entre UFG (CGIS) e INCA.
- Concluir versão preliminar do modelo de informação.
- Relacionar com https://github.com/ccsm-cds-tools/ccsm-cds-with-tests e também com https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9206487/.