/concessao-2015-sptrans

SPTrans - Alterações propostas no sistema de transportes

SPTrans - Alterações propostas no sistema de transportes

Dados e documentação produzidos pelo Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - LabCidade FAUUSP

Equipe: Pedro Mendonça Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP Data: 16/01/2018, atualização não prevista Licença de compartilhamento: CC Atribuição (CC BY 3.0 BR) (ver arquivo LICENÇA.txt)

Conteúdo

Dados comparativos sobre a rede atual de ônibus municipais da SPTrans e a rede proposta na nova concessão do sistema, iniciada em 2015. Atenção: depois da elaboração desses dados, os editais de concessão foram revistos, com alteração nos padrões de serviço das linhas.

São parte deste conjunto de dados:

Alterações_rede_SPTrans.dbf
Alterações_rede_SPTrans.shp
Alterações_rede_SPTrans.shx
Alterações_rede_SPTrans.cpg
Alterações_rede_SPTrans.prj

Metodologia

Mapeamento realizado em duas etapas. Primeiro, a partir de shapefiles da rede atual disponibilizado pela SPTrans e da rede proposta disponibilizado pela Secretaria Municipal de Transportes, foi produzido um arquivo georreferenciado por aderência das geometrias dessas duas fontes. Cada segmento desse novo shapefile conteria informações sobre as linhas atuais e as linhas propostas. Em seguida, a partir de dados sobre frequência dos ônibus e capacidade dos veículos disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Transportes, foi calculada a oferta de lugares prevista para cada linha no período de pico. Esses dados foram agregados por segmento do shapefile de aderência, gerando os dados disponibilizados.

Finalidade

Publicação de post no blog do LabCidade:

Dados externos

  • Secretaria Municipal de Transportes
  • SPTrans