Trabalho-Jogo

Desenvolvimento do projeto para a matéria de Técnicas de Programação, uso educacional

Resumo

A criação de um jogo de plataforma em 2D em uma arquitetura cliente-servidor para a matéria de Técnicas de Programação, cujo objetivo é a eliminação do adversário com o uso de uma arma de fogo em um mapa de tamanho médio, onde há a possibilidade do jogador pular, atirar, agachar e coletar Power-Ups (poderes especiais).

Introdução

Um jogo de plataforma é uma categoria de jogos que permite ao jogador subir e descer plataformas que foram dispostas pelo mapa. Foi bastante popular no início da era dos jogos. Na figura 1, temos um exemplo de um jogo de plataforma.

Figura 1 - Donkey Kong (1981)

Este é um jogo para dois jogadores real-time (sem turnos), onde cada jogador poderá andar com as teclas A-D para a direita ou esquerda, pular com o SPACE ou agachar com o SHIFT. Além de poder atirar com o botão esquerdo do MOUSE.

Além das plataformas, o jogador terá a possibilidade de coletar poderes especiais para que ele possa:

  • Atirar mais rápido no oponente (Tiro Rápido);
  • Correr mais rápido (Corrida);
  • Adicionar uma vida a mais (Vida extra);
  • Escudo temporário (Escudo).

Cada oponente, terá uma munição para tentar eliminar o adversário. Caso erre o tiro, a arma do jogador será automaticamente recarregada dentro de alguns segundos para que ele possa efetuar novamente a ação de atirar.

Objetivo

Desenvolver os programas necessários para que duas pessoas, possivelmente remotamente, consigam interagir entre si, utilizando o teclado e o mouse, em uma interface gráfica. ##Materiais e Métodos O jogo apresenta uma arquitetura cliente-servidor, onde dois jogadores remotos conseguem interagir entre si via servidor, utilizando um cliente idêntico. O programa será desenvolvido na linguagem JAVA. Na figura 2, podemos ver um exemplo de como será um mapa do jogo, no qual o jogador terá liberdade para percorrer o mapa em qualquer direção, assim como atirar em seu oponente.

Figura 2 - TowerFall Ascension (2013)

O programa do usuário será responsável pela interface gráfica. Sendo esta, um mapa onde o jogador consegue se locomover para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda. Quando o jogador fizer qualquer ação, o cliente enviará para o servidor a ação pretendida pelo usuário, caso ele possa executar a ação, o servidor repassará a informação de confirmação da execução.
O programa esperará receber uma atualização do estado da interface gráfica para poder ser atualizado. O servidor ficará aguardando as ações dos jogadores para que ele possa confirmá-las ou não. Quando alguém realizar uma ação, o servidor retornará ao cliente todas as informações necessárias para que a interface seja atualizada.

Considerações finais

Desenvolvimento de um jogo de tiro de plataforma em JAVA com a arquitetura cliente-servidor a fim de que possa ser jogado remotamente.

Referências

Greenslade, Amanda. Gamespeak: A glossary of gaming terms. Specusphere, jun. 2006. Disponível em: < https://web.archive.org/web/20070219082328/http://www.specusphere.com/joomla/index.p hp?option=com_content&task=view&id=232&Itemid=32 >. Acesso em 6 de abril de 2019.