- SPORTHECA MOBILE DEV WEEK: App Android Nativo de Simulação de Partidas
- 17 a 20 de Janeiro
Este aplicativo (app) que simula partidas de futebol foi desenvolvido nativamente para Android, utilizando as linguagens Java e Kotlin, com a seguinte agenda:
- 20h | Lançamento da Sportheca Mobile Dev Week Uma live com a presença de Gilberto Silva, Penta Campeão Mundial com a Seleção Brasileira, CEOs da DIO, Sportheca e experts para discutir como tecnologia e esporte tem se aproximado cada vez mais, além de mostrar como funcionará esta super semana.
- 21h | 1ª Aula: Desenvolvimento Mobile Nativo Para Android
Nesta aula fornecemos uma visão geral da área de Desenvolvimento Mobile, com ênfase no desenvolvimento de Apps Android Nativos. Com isso, o ambiente de desenvolvimento com o Android Studio é configurado na prática, possibilitando a construção de aplicativos nas linguagens Java e Kotlin. Por fim, criamos nosso primeiro App Nativo! E aí, bora tirar suas ideias do papel e colocá-las na Google Play!?
- 10h | 2ª Aula: Componentes, Layouts e UI/UX Em Apps Android
Vamos conhecer alguns dos componentes disponíveis nativamente na SDK Android, explorando o Jetpack sempre que possível. Nesse sentido, criaremos os layouts de um App para simulação de partidas esportivas. Para isso, os conceitos de prototipação e UI/UX são essencialmente compreendidos com ênfase no Material Design.
- 10h | 3ª Aula: Java e Kotlin Juntos!? Construindo Apps Android
Agora é a hora da verdade! Vamos implementar nossos eventos e interações de usuário em nosso App Android. Para isso, vamos revisar alguns conceitos essenciais, como: APIs, Orientação a Objetos e Padrões de Projetos; tudo na prática usando Java e Kotlin! Nesse sentido, bibliotecas consolidadas como Glide e Retrofit são exploradas com o objetivo de aumentar ainda mais a nossa produtividade e qualidade de código.
- 10h | 4ª Aula liberada: Explorando o Firebase Para Apps Android Resilientes
Conheça algumas das possibilidades oferecidas pelo Firebase. Nesse contexto, vamos explorar alguns recursos interessantes dessa plataforma, como o Analytics, Crashlytics, entre outros. Com isso, nosso App estará muito mais preparado para uma publicação em produção (Google Play), pois eventuais crashes e insights relacionados ao seu uso poderão ser monitorados proativamente.