O jogo foi bastante difundido pelo sistema operacional Windows nos anos 90. Robert Donner e Curt Johnson foram contratados pela Microsoft em 1989. Curt tinha escrito um programa para o sistema operacional da IBM(OS/2), cujo objetivo era você conseguir atravessar um campo minado de um canto da tela para outro ileso. Robert queria escrever um jogo para Windows para aprimorar sua programação no sistema operacional, e Curt deixou que ele utilizasse o seu código fonte como ponto de partida. Mais tarde a Microsoft decidiu lançar uma coleção de jogos para sua nova plataforma e os funcionários foram convidados a enviar jogos. O campo minado foi enviado e um dos escolhidos a pertencer ao sistema operacional.
O jogo consiste em uma matriz quadrada, que ao primeiro clique revela algumas posições. A partir das posições reveladas o jogador devera descobrir todos as posições que não contêm minas terrestres sem ser "explodido". A localização das minas terrestres é descoberta através de um processo lógico, onde o número de uma determinada posição representa a quantidade de minas terrestres em volta dele.
Aqui temos o início de um jogo, repare que a posição marcada de amarelo possui o número 1, portanto em volta deste número possui uma mina terrestre. Como possuímos apenas uma posição não aberta destacada em vermelho, indica que ela possui uma mina terrestre e que não devemos abrir está posição.
Agora podemos analisar uma próxima posição (destacada de amarelo). Repare que em volta do número existem duas posições que não abrimos, mas uma possui uma bomba (descoberta na etapa anterior), portanto ficou liberado a casa destacada em verde, pois a posição atual indica que em volta existe apenas uma mina terrestre. Assim ela está livre para abrir.
Outro exemplo é a casa destaca em amarelo, nesta situação onde todas as posições não abertas são iguais ao número da posição destacada, indica que todas as posições possuem uma mina terrestre.
Se no passo anterior descobrimos três minas terrestres, o item destacado em amarelo possui duas minas terrestres em volta. Portanto a posição destaca em verde está livre para abrirmos.
Antes de enfrentar o desafio, que tal jogar algumas partidas para você entender a dinâmica: https://minesweeper.online/
Neste repositório existe uma console application construída que instância a classe CampoMinado.
Está classe é responsável por iniciar um novo jogo do campo minado. Nela temos disponíveis os seguintes atributos e métodos:
campoMinado.Tabuleiro
: Retorna o tabuleiro atual no formato destring
. Veja o que acontece quando imprimimos seu valor na tela (Linha 13 da imagem anterior):
- Valores númericos
: Números de minas terrestres que a posição possui em volta;
- Traço (-)
: Posições que ainda não foram abertas, a qual o seu algoritmo deve analisar o atributo Tabuleiro e tomar a decisão de abrir ou não.
campoMinado.JogoStatus
: Atributo que retorna (inteiro) o status do jogo atual. A cada tentativa de abertura de uma posição o seu valor é alterado.0
: Jogo em aberto, continue procurando as posições que não possuem minas terrestres;1
: Vitoria, você encontrou todas as posições que não possuem minas terrestres;2
: Game Over, você encontrou uma mina terrestre.
campoMinado.Abrir(int linha, int coluna)
: Método responsável por abrir uma posição. Como o tabuleiro é uma matriz 9x9 , você deve informar linha e coluna entre 1 e 9 para abrir. Sempre que você pedir para abrir uma posição o atributo Tabuleiro é atualizado com a posição aberta e o atributo JogoStatus recebe um novo status (0, 1 ou 2).
Como todos sabem, uma string é um vetor de caracteres, portanto o objetivo do algoritmo é realizar a leitura da string Tabuleiro utilizando a lógica de identificação das minas terrestres conforme a sessão objetivo do jogo. Após analisar e identificar que é seguro abrir uma posição, seu algoritmo deve chamar o método Abrir da classe CampoMinado. Ao abrir todas as posições que não possuem minas terrestres o atributo JogoStatus irá receber o valor 1 de vitória.
- Ter uma conta no GitHub;
- Criar um novo projeto no GitHub e realizar o clone do mesmo em sua máquina;
- Baixar o código fonte inicial neste link;
- Colocar o projeto no diretório do projeto clonado da sua conta do GitHub;
- Ter instalado em sua máquina o .net core SDK 3.1;
- Ter instaldo em sua máquina Visual Studio 2019 Comunnity ou VSCODE (Todos são gratuitos)
- Após instalação das IDEs, abra a solução para iniciar a códificação (Ivory.TesteEstagio.CampoMinado.sln);
- Após finalizar e ter o algoritimo completo, basta subir as alterações (commit/push) para sua conta e responder o e-mail do teste com o link da sua conta no GitHub, para que possamos analisar sua codificação.
- Ao codificar matenha seu código limpo e coerente. Manter padronização ajuda a equipe entender o que foi codificado, além de ajudar nas manutenções futuras. Algumas dicas: Padronização Códificação;
- A classe
CampoMinado.cs
não pode ser modificada; - É permitido ter apenas uma instância da classe
CampoMinado.cs
; - O algoritimo deve realizar uma analise conforme a seção Objetivo do jogo e não um algoritmo de força bruta, abrindo todos as casas para se descobrir as minas terrestres para depois reabrir somente as que não tem minas terrestres;
- O algoritimo deve analisar a string que representa o tabuleiro, não é valido fixar a abertura das posições que não possuem minas terrestres pela analise do algoritmo
CampoMinado.cs
; - Não é para criar uma aplicação onde o usuário escolha qual posição abrir, é para ser um algoritimo autonomo que realize as jogadas;
- Qualquer duvida entre em contato: thiago.resende@ivoryit.com.br