Inspirados pelo projeto de Mentoria do Training Center, alunos e professores do IFPB resolveram criar o projeto de Mentoria - IFPB, que nada mais é do que uma adaptação do projeto do Training Center para o escopo da nossa Instituição.
Uma iniciativa que junta pessoas que ainda estão querendo começar a estudar uma determinada tecnologia/área (pupilos) com pessoas mais experientes e que já passaram por isso anteriormente (mentores). A idéia é que os mentores possam guiar seus pupilos das mais diversas formas.
Tenha em mente que os mentores não necessariamente irão te dar aulas e te explicar cada mínima particularidade do que você está estudando. Mentores funcionam mais como guias, mostrando como é a área, como entrar nela, seus pontos positivos e negativos, onde buscar conhecimento, etc.
Mas obviamente que cada mentor terá sua autonomia para trabalhar e ajudar seus pupilos da forma que bem entender.
Diferente de uma Monitoria que é algo mais geral e voltado para todos os alunos de uma determinada disciplina, a Mentoria visa ajudar as pessoas de forma mais individual e em uma(s) determinada(s) área(s) que muitas vezes não estão relacionados com uma disciplina específica.
A monitoria é uma experiência de ensino muito mais generalizada, porém limitada a um determinado assunto, enquanto a Mentoria é algo mais individual e o mentor tem a possibilidade de abordar os assuntos que quiser da forma que quiser.
Como é um projeto novo, decidimos primeiramente abrir como beta para testar e aprimorar seu funcionamento. Nessa fase beta teremos apenas 1 mentor (Lucas Ferreira) que dará mentoria de React.js. Caso a mentoria funcione (isso dependerá do interesse dos pupilos), o projeto será lançado oficialmente buscando mais mentores nas mais diferentes tecnologias.
Caso você tenha interesse nessa fase beta, preencha esse formulário. Alguns alunos serão selecionados, quem sabe não será você? 😉
Clique aqui para ver a lista de mentores
Clique aqui para ver a lista de pupilos
Todas a comunicação relacionada ao projeto será feita através das issues. Sinta-se livre para criar uma dizendo o que acha :)