/devz-guia-mercado-de-trabalho

POC do Guia DevZ de contratação, entrevista, currículos e tudo sobre mercado de trabalho.

Guia DevZ Mercado de Trabalho

Essa é uma Prova de conceito do Guia DevZ de contratação, entrevista, currículos e tudo sobre mercado de trabalho.

Índice

Tipos de contratação

tl;dr CLT dá mais segurança, PJ tem salário líquido maior. Abaixo tem a equivalência CLT vs PJ, não levando em conta as despesas da empresa além do salário. A fórmula usa 13º + férias do CLT vs apenas os 12 meses do PJ.

(CLT_{bruto} + CLT_{benefícios})*13.33 = PJ_{bruto}*12

CLT

Carteira assinada normal. Cerca de 25% do seu salário bruto vai para pagamento dos direitos previstos na CLT: Férias, 13º, Seguro desemprego, licença maternidade etc. Tem aqui uma lista bem completa dos direitos e impostos da CLT .

Prós

  • Conveniência: Não precisa se preocupar com pagamento de impostos, pois é retido na fonte.
  • Segurança: Se você for demitido, você recebe os atrasados referentes a férias e um valor proporcional a seu salário. Você também pode ser elegível para receber seguro desemprego.

Contras

  • INSS: O INSS é um investimento ruim do ponto de vista de rendimento mensal, comparado ao tesouro direto, por exemplo. A contribuição na CLT é obrigatória.

PJ

Você é contratado como Pessoa Jurídica (empresa). (TODO: porcentagem média/custo absoluto médio que você gasta sendo PJ)

Prós

  • Mais flexível: Dependendo do seu caso, você pode ser contratado apenas para um projeto, ou ser contratado como horista.
  • Salário líquido: Sendo contratado como empresa, você não paga os impostos do INSS.

Contras

  • Sem segurança: Dependendo de modelo de contratação, você pode ser demitido a qualquer momento, e não tem direito a nada.
  • Não tem nenhum direito: Férias, 13º, seguro desemprego, VT etc
  • Tem que se preocupar com pagamento de impostos, contratação de contador, etc. (Como pagar DAS?)

Recomendações dos membros

CLT: soma os benefícios e multiplica por 12 mais o salário vezes 13,333 (13 e férias) PJ é mais ou menos a mesma coisa "ah, mas pj não desconta inss, tem que contar salário líquido" PELO AMOR DA CONTABILIDADE NÃO, tu paga imposto do mesmo jeito ( menos de 8mil mal vale a pena fazer a conta pq é IR igual) e DEVERIA pagar INSS pq você não é um robô e vai precisar aposentar em algum momento da vida

Jimi, desenvolvedor sênior

Não sou eu quem vai dizer o que vc deve ou não fazer com seu dinheiro, mas a previdência no Brasil vai de mal a pior. Quanto menos vc depender dela melhor. Agora como e onde guardar/investir são outros papos

LG, profissional de Segurança

Eu acredito que PJ é interessante em casos que você não está em situação de vulnerabilidade, ganha muito (a partir de 10k os 25% começam a doer) ou quer trabalhar em uma condição específica que não é possível na CLT, como por exemplo, horista ou fazer um extra em um projeto. Outro ponto é que dependendo do "meio do caminho" você não se encaixa mais como MEI. Aí tudo muda de figura.

André, Engenheiro de Dados

e na contratação CLT a empresa paga mais ou menos o dobro do seu salário contando imposto e desconto, pra vcs terem noção.. então se vcs aceitam PJ pelo 13.3, quem tá ganhando eh só a empresa

Lucian, Desenvolvedor

Entrevista

Odeio processos seletivos longos

Jimi, desenvolvedor sênior.

Como escolher uma empresa para trabalhar

Existe algo que eu não tinha ideia que existia quando comecei a trabalhar, e que pode ser útil as pessoas saberem sobre: Employee Stock Ownership Plan (ESOP). São programas que algumas empresas tem que permite você comprar (ou ganhar) ações da empresa.

André, Engenheiro de Dados