“Lançando o maior software livre educacional do Brasil!”.
Nós somos a Comunidade i-Educar e acreditamos que podemos transformar o nosso país por meio da educação. Junte-se a nós!
O i-Educar é um software livre de gestão escolar totalmente on-line que permite secretários escolares, professores, coordenadores e gestores da área possam utilizar uma ferramenta que produz informações e estatísticas em tempo real, com um banco de dados centralizado e de fácil acesso, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
Ele foi originalmente desenvolvido pela prefeitura de Itajaí - SC e disponibilizado no Portal do Software Público do Governo Federal em 2008, com o objetivo de atender às necessidades das Secretarias de Educação e Escolas Públicas de todo o Brasil.
Acreditamos que o sucesso do projeto depende diretamente da interação clara e objetiva entre os membros da Comunidade. Por isso, estamos definindo algumas políticas para que estas interações nos ajudem a crescer juntos! Você pode consultar algumas destas boas práticas em nosso código de conduta.
Além disso, gostamos de meios de comunicação assíncrona, onde não há necessidade de respostas em tempo real. Isso facilita a produtividade individual dos colaboradores do projeto.
Canal de comunicação | Objetivos |
---|---|
Fórum | - Tirar dúvidas - Discussões de como instalar a plataforma - Discussões de como usar funcionalidades - Suporte entre membros de comunidade - FAQ da comunidade (sobre o produto e funcionalidades) |
Issues do Github | - Sugestão de novas funcionalidades - Reportar bugs - Discussões técnicas |
Telegram | - Comunicar novidades sobre o projeto - Movimentar a comunidade - Falar tópicos que não demandem discussões profundas |
Qualquer outro grupo de discussão não é reconhecido oficialmente pela comunidade i-Educar e não terá suporte da Portabilis - mantenedora do projeto.
O i-Educar por ser um sistema antigo e por não ter seguido um padrão específico, precisa passar por um processo de melhoria para diminuir a quantidade de bugs, melhorar a manutenibilidade e enfim permitir a evolução através de features.
- Adoção do PSR1
- Adoção do PSR2
- Adoção do PSR4
- Iniciar a cobertura de testes para possibilitar refatorações
Em nossa wiki você encontra um planejamento mais técnico de como devemos prosseguir com as melhorias e evoluções do nosso projeto. Clique aqui para ler mais a respeito.
Contribuições são super bem vindas! Se você tem vontade de construir o i-Educar junto conosco, veja o nosso guia de contribuição onde explicamos detalhadamente como trabalhamos e de que formas você pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
ATENÇÃO: Essa forma de instação tem o objetivo de facilitar demonstrações e desenvolvimento. Não é recomendado para ambientes de produção!
Antes de começar você vai precisar instalar o Docker e o Docker Compose em sua máquina. Para mais informações veja estes links:
- Docker (> 18.03.1-ce)
- Docker Compose (> 1.21.2)
Você também vai precisar do Git caso ainda não o tenha instalado.
Depois de ter o Docker e git instalados faça o clone deste repositório e execute o Docker Compose para criar os containers da aplicação:
$ git clone https://github.com/portabilis/i-educar.git i-educar
$ cd i-educar
$ cp .env.example .env
$ docker-compose up -d
Depois disto faça uma cópia do arquivo ieducar/configuration/ieducar.ini.sample
para ieducar/configuration/ieducar.ini
realizando as alterações necessárias.
Os relatórios respondem por uma parte muito importante no i-Educar mas o desenvolvimento destes relatórios ocorre de forma paralela em outro repositório. Por isso, antes de prosseguir, é necessário "instalar" os relatórios em conjunto com o i-Educar. Execute o seguinte comando a partir da pasta onde o i-Educar foi clonado em sua máquina:
$ git clone https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package.git ieducar/modules/Reports
P.S.: Esses relatórios são legados e podem não funcionar. Em breve vamos lançar um pacote de mais de 40 relatórios funcionais.
O i-Educar usa o Composer para gerenciar suas dependências. O Composer já vem pré-instalado na imagem via Docker então para instalar as dependências use os seguintes comandos:
$ docker-compose exec ieducar_1604 composer install
O próximo passo é inicializar o banco de dados do i-Educar. Nós utilizamos o Phinx para executar migrações e preencher os dados em nosso banco. O Phinx já é instalado como dependência através do Composer no passo anterior, mas é necessário configurá-lo antes de executar qualquer comando.
Na raiz do projeto você encontra um arquivo chamado phinx.php.sample
. Copie
este arquivo e altere seu nome para phinx.php
. Verifique seu conteúdo e,
caso tenha feito alguma mudança na configuração do Docker, modifique as
credenciais do banco de acordo com suas alterações. Caso contrário o arquivo
estará pronto para ser utilizado.
Atenção:
Se quiser rodar o Phinx a partir de sua própria máquina, fora de um container,
modifique a chave host
para localhost
e port
para 5434
.
Depois de ter feito a configuração do Phinx, basta rodar os seguintes comandos:
$ docker-compose exec ieducar_1604 ieducar/vendor/bin/phinx seed:run -s StartingSeed -s StartingForeignKeysSeed
$ docker-compose exec ieducar_1604 ieducar/vendor/bin/phinx migrate
Este comando irá executar a criação de tabelas e inserção de dados iniciais para utilização do i-Educar.
Para que tudo funcione adequadamente, principalmente a parte de relatórios, é necessário definir algumas permissões especiais em pastas e arquivos. Use os comandos abaixo:
$ docker-compose exec ieducar_1604 chmod +x ieducar/vendor/portabilis/jasperphp/src/JasperStarter/bin/jasperstarter
$ docker-compose exec ieducar_1604 chmod 777 -R ieducar/modules/Reports/ReportSources/Portabilis
Após realizar a instalação de acordo com as instruções acima você está pronta a realizar seu primeiro acesso ao i-Educar. Basta acessar o seguinte endereço:
O usuário padrão é: admin
/ A senha padrão é: 123456789
Assim que realizar seu primeiro acesso não se esqueça de alterar a senha padrão.
A ferramenta Xdebug está incluída no projeto com o
intuito de facilitar o processo de debug durante o desenvolvimento. Para
configurá-la, modifique os valores das variáveis XDEBUG_*
no arquivo .env
conforme orientações da sua IDE de desenvolvimento.
Algumas perguntas aparecem recorrentemente. Olhe primeiro por aqui: FAQ
Powered by Portabilis Tecnologia