Processando e Transformando Dados com Power BI

Este projeto envolveu a criação de uma instância no Azure para MySQL e um banco de dados a partir de scripts presentes no arquivo 'script_para_database_azure.txt'. A integração do Power BI com o MySQL no Azure também foi realizada. Após esses primeiros passos, iniciou-se a verificação na base de dados para realizar a transformação dos dados.

Transformações Realizadas

  • Tabela "employee" Na coluna "salary," o tipo de dado foi alterado para "Número Decimal Fixo" ao invés de "Número Decimal, para melhor representação de valores financeiros.
  • Tabela "works_on" Na coluna "hours," o tipo de dado foi alterado para "Inteiro," uma vez que horas não fazem sentido serem decimais.
  • Tabela "project" Um projeto que tinha 0 horas foi alterado para 10 horas, considerando uma situação real em que possivelmente houve um erro de digitação.
  • Algumas colunas foram renomeada para maior clareza.
  • Um dos colaboradores na tabela "employee" não tinha um supervisor (Super_ssn), e isso foi mantido, supondo que ele é o gerente do departamento, e ele foi adicionado como gerente do seu departamento, o quanto não possuia valor.
  • Os endereços dos colaboradores foram divididos em colunas de "street," "number," "city," e "state" separando com base na localização do caractere "-."
  • Mesclagem de Consultas: Consultas da tabela "employee" e "departament" foram mescladas para criar uma tabela "employee" com os nomes dos departamentos associados a cada colaborador.
  • Análise de Dados Colunas desnecessárias foram eliminadas nas tabelas resultantes das mesclagens.

Tabelas e artifícios visuais foram criados no relatório para demonstrar a proporção de colaboradores para cada gerente, a média salarial de cada departamento, a quantidade de colaboradores em cada departamento, os gerentes de cada departamento, a proporção de horas trabalhadas por cada colaborador e seu departamento, e onde cada colaborador mora.

Motivação

Essas transformações e análises visaram avaliar a distribuição de colaboradores entre projetos e departamentos, verificar a carga de trabalho de cada colaborador, identificar quem está contribuindo mais em termos de horas de trabalho, e analisar a possibilidade de colaboradores sobrecarregados. Essas análises são úteis para otimizar processos na equipe, distribuir equitativamente o trabalho entre os colaboradores, diminuir a pressão e melhorar os resultados.

O Power BI foi utilizado para criar visualizações e relatórios que facilitam a análise dos dados e a tomada de decisões informadas.