/maas_lab

Primary LanguageShell

Maas, Juju and Ansible

Esse é um projeto que busca fazer o deploy da ferramenta Maas e Juju usando o Ansible

MAAS (Metal as a Service)

Metal as a Service (MAAS) é uma automação completa de servidores físicos para operação de data center, seu código aberto e suporte pela Canonical.

O MAAS trata servidores físicos como máquinas virtuais ou instâncias na nuvem. Em vez de ter que gerenciar cada servidor individualmente, o MAAS transforma bare metal em um recurso semelhante a uma nuvem elástica.

  • IU da Web, otimizada para dispositivos móveis
  • Instalação do Ubuntu, CentOS, Windows, RHEL e SUSE suporta
  • Gerenciamento de endereço IP (IPAM)
  • Suporte completo para API/CLI
  • Alta disponibilidade
  • Suporte IPv6
  • Inventário de componentes
  • DHCP e DNS para outros dispositivos na rede
  • Integração de retransmissão DHCP
  • VLAN e suporte de malha
  • NTP para toda a infraestrutura
  • Teste de hardware
  • Suporte de hardware composto
  • MAAS funciona com qualquer configuração de sistema e é recomendado pelas equipes por trás tanto o Chef quanto o Juju como um sistema de provisionamento físico.

MAAS Features

Feature Description
Automação Descoberta e registro automáticos de todos os dispositivos na rede. Automação BMC (IPMI, AMT e mais) e PXE (IPv4 e IPv6)
Implantação rápida(Fast deployment) Implantação Zero-touch do Ubuntu, CentOS, Windows, RHEL e SUSE. Implementa distribuições Linux em menos de 5 minutos
Configuração da máquina Configura as interfaces de rede da máquina com pontes, VLANs, ligações e muito mais. Cria layouts avançados de sistema de arquivos com RAID, cache, LVM e muito mais
Integração DevOps Integração com ferramentas de automação DevOps como conjure-up, Juju, Chef, Puppet, SALT, Ansible e muito mais
Gerenciamento de pod Transforma servidores bare-metal em hypervisors, permitindo a criação automatizada de máquinas virtuais e apresentá-las como novos servidores disponíveis para deployment
Gerenciamento de rede Observa e cataloga cada endereço IP na rede (IPAM). DHCP altamente disponível (ativo-passivo) e DNS (ativo-ativo) integrados
Acompanhamento de serviço Monitora e rastreia serviços críticos para garantir operações adequadas
Gerencia Vem com uma API REST, UI da Web e CLI

ferramenta de modelagem Juju

Juju é uma ferramenta de modelagem de aplicativos de código aberto que permite implantar, configurar, dimensionar e operar infraestruturas em nuvem de forma rápida e eficiente em nuvens como AWS, GCE e Azure; juntamente com nuvens privadas como MAAS, OpenStack e VMware VSphere.

A Juju store permite o acesso a uma ampla gama de soluções de práticas recomendadas que você pode implantar com um único comando. Você pode usar o Juju a partir da linha de comando ou por meio de sua poderosa representação gráfica do modelo na GUI.

Por que usar Juju?

Juju é uma ferramenta de modelagem de aplicativos de código aberto que permite implantar, seja envolvendo aprendizado profundo, orquestração de contêineres, big data em tempo real ou processamento de fluxo, grandes softwares precisam que as operações sejam de código aberto e automatizadas.

Juju é a melhor maneira de encapsular todo o conhecimento operacional necessário para automatizar o comportamento do seu aplicativo.

Versões de firmware dos componentes do servidor

Componente Versão
iDRAC --
External NIC firmware --
BIOS --
controlador RAID PERC --

Software versions

As seguintes versões de software fazem parte desta arquitetura de referência:

Componente Versão
Ubuntu 20.04 LTS
Openstack --
MAAS 3.4
Juju --
Openstack Charms --