/clustering_servico_militar

Esse é o primeiro trabalho da disciplina de aprendizado não supervisionado de máquina que aborda o assunto de métodos de agrupamentos e escolha do número de clusteres ideal.

Agrupando Jovens para a Prática Segura de Esportes Coletivos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCex)

O objetivo desse projeto é colocar em prática os métodos de clusterização e de como escolher o número de clusteres ensinadas em aula pelo professor Guilherme Ludwig. Com os dados de quem realizou o alistamento militar obrigatório de 2022, selecionamos aqueles que fizeram esse processo na cidade de Campinas (SP) pois estes tem direito de, em determinados momentos, utilizar sa quadras poliesportivas da EsPCex (Escola de Cadetes Preparatória do Exército).

Desse modo, conseguimos através dos método de ligação completa de agrupamento (complete linkage), separar esses jovens em grupos de mesmo porte físico, considerando a altura e peso deles. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada linguagem R de programação e a base de dados utilizada pode ser baixada através desse link ou, no arquivo .Rmd tem os passos de como puxar essa base direto do R, o que economizaria mais espaço.