#G-Portugol - versão: 1.1
G-Portugol é um dialeto da linguagem/pseudo-código portugol (ou portugês estruturado), que é muito usada para descrever algoritmos em português, de forma livre e espontânea. Em geral, livros dedicados ao ensino de algoritmos, lógica e estruturas de dados utilizam alguma forma dessa linguagem.
A proposta de G-Portugol é disponibilizar uma implementação da linguagem portugol, fornecendo ferramentas que ofereçam recursos de edição, compilação, execução e depuração de programas escritos nessa linguagem, de forma a favorecer estudantes que dão os primeiros passos no aprendizado de desenvolvimento de softwares, bem como professores que ensinam disciplinas relacionadas a computação. Portanto, seu foco é primariamente didático.
Se encontram disponíveis atualmente um compilador, tradutor e interpretador para a linguagem (GPT) e um ambiente visual simples (GPTEditor) que permite a edição, execução e depuração de programas escritos em G-Portugol. O primeiro é multi-plataforma e capaz de gerar executáveis para MS Windows e sistemas GNU/Linux. Já o segundo está disponível apenas para o ambiente KDE 3.0 do GNU/Linux.
GPT é o programa que implementa a linguagem G-Portugol, permitindo:
-compilar algoritmos;
-traduzir algoritmos para C;
-executar algoritmos de forma interpretada;
-depurar algoritmos interativamente.
Embora se encontre usável, o GPT não está imune a bugs. Além do mais, alguns recursos podem estar faltando. Portanto, convido-lhes a participar, enviando sugestões, críticas, códigos-fonte, patches, idéias e algoritmos que não são processados corretamente pelo GPT.
Monografias e trabalhos científicos já foram elaborados utilizando este projeto. Para uma pequena lista de publicações:
FERREIRA, C. C. ; GONZAGA, F. B. ; SANTOS, R. P. . "Um Estudo sobre a Aprendizagem de Lógica de Programação Utilizando Programação por Demonstração". In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2010, Belo Horizonte. Anais do CSBC 2010, 2010.
SILVA, Thiago B. L. ; CAVALCANTE, André Luís Brasil . Literatura Executável: interpretando algoritmos em notações arbitrárias. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. II Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação, 2008.
Website: http://gpt.berlios.de
Lista de discussão: https://lists.berlios.de/mailman/listinfo/gpt-usuarios
Autor: Thiago Silva tsilva@sourcecraft.info
Esse pacote é distribuído nos termos da GNU GENERAL PUBLIC LICENSE v2 (ver arquivo COPYRIGHT para maiores detalhes)