/responsive-design

A tutorial and materials for learning responsive design

Primary LanguageCSS

responsive-design

A tutorial and materials for learning responsive design

Exercício Design Responsivo

  1. Fazer um fork deste projeto
  2. Clonar o seu fork no cloud9
  3. Baixar os arquivos deste projeto no cloud9
  4. Executar o projeto. Perceba que se trata de um site não responsivo. visualização somente em desktop.
  5. Vamos fazer as seguintes alterações para torná-lo responsivo:
  6. O segredo para se ter um site responsivo é criá-lo sobre uma base fluida. Isso faz com que o layout seja definido em razões e proporções, ao invés de valores absolutos. Então, temos que converter uma medida exata, em pixel, para uma relativa como "em". "EM" está relacionada às fontes (tipografia) onde 1em equivale a 16px que é justamente o tamanho padrão, em média, das fontes nos navegadores.
  7. Observe que na linha 5 de seu CSS, as fontes da tag body estão configuradas em 18px. Vamos convertê-la para em: 18px/16px=1.125em Altere o tamanho desta fonte para 1.125em font-size: 1.125em; Dica: deixe seus cálculos de conversão comentados no código, pois serão úteis mais adiante.
  8. A conversão em "em" depende do contexto em que está inserido. CUIDADO para não confundir o contexto que deverá ser considerado para realizar uma conversão. Qual o valor "em" será atribuído à propriedade line-height na linha 7? A propriedade line-height (altura da linha) está ligada diretamente com a fonte do seletor body, por isso que ela é convertida com relação ao body e não, ao navegador. E como o font-size do body é 18px, o valor final será de 1.2222222222em. 22px/18px=1.2222222222em Repare que foi divido por 18px (tamanho original da fonte) e não por 16px, que é o tamanho padrão quando o contexto for o navegador.
  9. Para transformarmos uma layout fixo, determinado em pixel, por um flexível, utilizando porcentagem, a ideia é a mesma utilizada para a conversão da tipografia do site. O importante é saber identificar bem quem é o contexto, ou seja, quem é o elemento pai e seu descendente, o elemento filho. Siga fazendo as conversões de todas as medidas fixas para "em" ou "porcentagem". Siga as orientações do passo a passo: COMO CRIAR UM SITE RESPONSIVO COM HTML5 E CSS3 – PARTE 3/3 Preste atenção nas medidas. Use como referência as que estão em seu CSS.
  10. Repare que a propriedade "width" foi substituída por "max-width".
  11. Não basta apenas converter os valores absolutos em relativos e achar que seu site já está responsivo. Agora vamos converter o Layout Fluido em Layout Responsivo. Sites responsivos são criados sobre layouts fluidos com a ajuda de media queries, para não atingir resoluções de dispositivos específicos, mas sim, adaptar o design e conteúdo, através de vários pontos de interrupção, chamados de breakpoints, afim de oferecer uma experiência integrada aos usuários.
  12. Definir breakpoints. Podemos definir breakpoints para as seguintes dimensões: 320 pixel – Smartphones no formato retrato com tela pequena 480 pixel – Smartphones no formato paisagem com tela pequena 768 pixel – Tablets no formato retrato, como o iPad 960 pixel – Tablets no formato paisagem e alguns monitores mais antigos 1200 pixel – Desktops, notebooks com monitores widescreen
  13. Implementar as Media Queries As medias queries, em resumo, são recursos do CSS para reconhecer o dispositivo usado pelo usuário, mudar o layout para este dispositivo sem alterar o conteúdo. Use, no menu do CHROME "ferramentas do desenvolvedor" para simular os diferentes dispositivos e verificar as medias queries e seus pontos de interrupção.
  14. Quando seu site estiver responsivo, faça o commit das suas alterações no github.
  15. Fazer o push das sua alterações para o github.
  16. Abrir o pull request.