/mobx_mvvm_webservice

Trata-se de um projeto para um teste

Primary LanguageDart

MobX e MVVM



📃 Sobre

Este projeto foi desenvolvido para um teste, em que era preciso montar uma listagem de elementos consumindo o seguinte endpoint: https://servicodados.ibge.gov.br/api/v2/censos/nomes/, além de ser necessário montar uma tela de detalhes do elemento ao clicar no mesmo (na listagem). Neste projeto foram adicionados também testes unitários e testes de Widgets.
O projeto foi feito com MobX (usando codegen), sendo um MVVM com repository.


Plano de desenvolvimento da aplicação

Com relação à construção do projeto, o mesmo foi feito utilizando o “VSCode”, que é um editor de código-fonte muito utilizado no mercado de trabalho e que dá suporte para várias linguagens e ou frameworks, tal como no caso do “Flutter” e do “Dart”. Com relação a este projeto em específico, o mesmo foi subido para o “Github” (uma plataforma na nuvem que serve para hospedagem de códigos fonte, além de fornecer várias funcionalidades).
A linguagem escrita utilizada no projeto foi o inglês, ou seja, cada arquivo dentro do projeto está escrito em inglês na linguagem de programação “Dart”, assim como o nome das pastas também está em inglês.


⭐ Imagens da aplicação


Screenshot Screenshot Screenshot


🚀 Tecnologias e recursos utilizados

Este projeto foi desenvolvido com as seguintes tecnologias:

  • Visual Studio Code: um editor de código-fonte desenvolvido pela Microsoft, que é multiplataforma e muito utilizado;
  • Dart: Linguagem de programação;
  • Flutter: Uma UI Toolkit que traz várias facilidades para desenvolvimento Cross-Platform;

🔧 Instalação e execução

Um dos requisitos para a construção deste projeto era ter instalado na máquina de trabalho o “SDK” do Flutter para ser possível a compreensão de seu código, e como facilitador tem-se a adição de um “CLI” próprio para facilitar o uso de comandos de acesso ao “Flutter” via terminal (ou seja, foi-se adicionado na variável “PATH” do computador o caminho onde o binário do Flutter estava para que dessa forma, via linha de comando, fosse possível a execução de comandos “Flutter”). A versão do Flutter utilizado no projeto foi a "2.10.5". Tendo estes requisitos, basta clonar o repositório, rodar o comando flutter clean para limpar os dados de cache das dependências, e, depois, rodar o comando flutter pub get para baixar as dependências deste projeto, e pronto, já será possível rodar o mesmo.