Aplicação

Aplicação construída para gerenciamento de benefícios de aposentadoria de servidores. Por meio dela é possível incluir a documentação necessária e realizar a tramitação do processo.

Uso

Todo servidor possui um benefício de aposentadoria associado a ele(a), podendo atualizar a documentação ou tramitação de tal benefício acessando o botão "Atualizar" presente do lado daquele servidor desejado.

Na página de gestão do benefício é possível visualizar informações básicas do servidor e também, utilizando as abas adequadas, incluir novos documentos ou tramitar o processo para o próximo setor competente.

Tecnologias

Foram empregadas tecnologias open source visando a construção de uma aplicação minimamente robusta e estável.

Usando containers, é possível subir tanto o frontend quanto o backend em ambientes uniformes e iguais àqueles que serão encontrados no ambiente produtivo.

O backend utiliza tecnologia responsiva visando a sustentação de grande volume de chamadas a Web API (Reactor, um projeto da Pivotal). Ainda foi utilizado o framework Spring Boot, reconhecido no emprego de importantes soluções no mercado, para receber as requisições recebidas de clientes externos, como a aplicação de frontend. A programação utiza linguagem de programação Java, também reconhecida como sólida tecnologia de mercado.

A experiência de usuário é proporcionada pelo framework Angular em sua mais recente versão (então 8.x). Dessa forma, abrem-se as oportunidades para para construção de uma aplicação rica e rápida.

Por fim, mas não menos importante, está a base de dados. A aplicação foi construída usando banco de dados H2, um banco de dados leve e suficientemente seguro para armazenar as informações destinadas a esta primeira versão. Por utilizar abstração de banco de dados, é possível migrar e substituí-lo por solução mais adequada a necessidades posteriormente.

Referências tecnológicas

  • Java <openjdk 11>
  • Angular <8.x>
  • Spring Boot com Reactor <2.2.0.RELEASE>
  • Banco de dados H2
  • Docker <19.x> e Docker Compose <config file 3.7>

Execução

A aplicação suporta Docker e, portanto uma imagem pode ser gerada. O processo de build pode ser feito utilizando o comando:

(frontend)

docker build . -t site:1.0.0

(backend)

docker build . -t service:1.0.0

Já para executar individualmente os containers, pode-se utilizar o comando:

(frontend; no endereço http://localhost:3000/)

docker run -it -p 3000:80 --rm site:1.0.0

(backend; no endereço http://localhost:8080/)

docker run -it -p 8080:8080 --rm service:1.0.0

As aplicações também podem ser executadas juntas utilizando o Docker Compose com o comando dado na raiz do repositório:

docker-compose up --build