/ProfilesArchiveInstagram

O projeto 'Perfis sobre Arquivologia no Instagram' surgiu a partir dos desdobramentos da pesquisa intitulada 'A difusão dos Arquivos públicos estaduais brasileiros no Instagram'. Com o intuito de reunir os perfis brasileiros sobre Arquivologia no Instagram, o projeto pretende servir como fonte de dados para novos pesquisadores, bem como criar um panorama sobre a presença da Arquivologia na rede social. Como resultado, o produto final consiste em uma lista dos perfis, com link de acesso e outras informações, de todos os resultados oriundos das pesquisas utilizando os termos 'Arquivologia', 'Arquivo' e 'Arquivística'.

Primary LanguagePythonMIT LicenseMIT

Perfis sobre Arquivologia no Instagram

O projeto 'Perfis sobre Arquivologia no Instagram' surgiu a partir dos desdobramentos da pesquisa intitulada 'A difusão dos Arquivos públicos estaduais brasileiros no Instagram'1. Com o intuito de reunir os perfis brasileiros sobre arquivos no Instagram, o projeto pretende servir como fonte de dados para novos pesquisadores, bem como criar um panorama sobre a presença dos Arquivos e da Arquivologia na rede social. Como resultado, o produto final consiste em uma lista com o "@" e link de acesso aos perfis relacionados com arquivos. Esta lista é gerada a partir da pesquisa utilizando os termos 'Arquivologia', 'Arquivo' e 'Arquivística'. Pretende-se incluir nesta lista outras informações, como o número de publicações, seguidores e 'seguidos' por cada perfil.

Lista atual (08/05/2022)

Listas anteriores:

É possível identificar nas listas alguns perfis que não tratam especificamente sobre 'arquivos' com relação a 'Arquivologia'. Optou-se por manter os registros, visto que uma triagem mais minunciosa poderá ser realizado de acordo com interesses de outras pesquisas.

O projeto 'Perfis sobre Arquivologia no Instagram' foi idealizado e desenvolvido por Marcos Machado Paulo (acadêmico de Arquivologia da UFSM) e Cláudio Machado Paulo (Doutor em Ciências e Aplicações Geoespaciais pela UPM-SP e Cientista de Dados).

Footnotes

  1. A pesquisa está registrada sob o nº 057010 no GEAIC/CCSH/UFSM, com autoria do acadêmico Marcos Machado Paulo e orientação do professor Me. Rafael Chaves Ferreira. Integrou a etapa parcial para conclusão do curso de Arquivologia da UFSM, com defesa realizada no dia 31 de janeiro de 2022 (disponível via Youtube).