/cefet-web-coral-55

A página da Lanchonete do Coral 55

Primary LanguageCSS

Lanchonete do Coral 55

Um cardápio das gostosuras marítimas servidas na Lanchonete do Coral 55.

Imagem de uma página de um cardápio da 'Lanchonete do Coral 55' com o layout devidamente estilizado

Atividade

Você deve estilizar a página do cardápio (arquivo index.html) de forma a implementar o comprehensive layout criado por um designer (arquivo coral55-comp.png). Você deve usar a especificação do layout (arquivo coral55-specs.png).

Exercício 1: fontes

Na pasta fonts/ há arquivos referentes a duas fontes: ravie e verdana, que devem ser usadas respectivamente para o título de 1º nível e para o restante dos elementos. Inclusive, já existe um arquivo fonts/ravie.css com a configuração dessa fonte, e esse arquivo pode ser incluído diretamente no HTML (via <link rel="stylesheet">) ou por dentro do estilo.css usando:

@import "caminho-para-arquivo.css";

Para a fonte verdana, você deve criar um fonts/verdana.css de forma análoga ao da outra fonte e incluí-lo também.

Exercício 2: layout geral da página (elemento #recipiente)

Como este é um layout de largura fixa, o #recipiente deve ter sua largura definida e deve ser centralizado. Lembre-se que, para centralizar um elemento block, basta definir suas margens laterais como automáticas. Quanto à altura, faça com que html, body, #recipiente tenham altura mínima de 100vh.

Vamos usar display: grid para dividir a página em 2 colunas e 3 linhas, da seguinte forma:

Imagem da ferramenta do desenvolvedor aberta na página do cardápio mostrando a divisão da página em 2 colunas e 3 linhas

Atente-se para as dimensões das linhas e colunas, de acordo com o que foi descrito nas specs. Considere que novos itens podem ser adicionados ao cardápio no futuro ao definir a forma de crescimento das linhas.

Outro detalhe importante: por padrão todo body possui uma pequena margem (8px). Para que o #recipiente consiga "encostar" no topo e lá em baixo, você deve remover essa margem.

Exercício 3: cabeçalho (elemento #cabecalho-pagina)

Imagem do cabeçalho do cardápio com os títulos alinhados à esquerda e depois como ficam com o primeiro centralizado e o segundo alinhado à direita

Para estilizar o cabeçalho da página (#cabecalho-pagina), inicialmente pode parecer uma boa ideia torná-lo um flex com a direção de coluna (vertical: flex-direction: column) e usar align-self: center e align-self: flex-end para <h1> e <h2> respectivamente.

Contudo, isso é desnecessário visto que conseguimos usar basicamente a propriedade text-align com valores diferentes para <h1> e <h2>. A dica aqui é: não é porque flexbox é super legal que precisamos transformar tudo em flex. Na dúvida, sempre siga o caminho mais simples ;)

Além do alinhamento, note que as specs definem um espaçamento. Para refletir: faz sentido usar padding ou margin? E em qual elemento? Para ver a diferença entre os dois, veja o FAQ.

Exercício 4: o cardápio (#cardapio)

Primeiramente, repare que deve haver um espaçamento interno em #cardapio (conforme specs) nas laterais.

Estilize cada item do #cardápio (ou seja, cada article) de maneira a deixar o nome do item à esquerda e o preço à direita - use flexbox no article para isso.

Após ter feito isso, aumente o espaçamento vertical entre os itens do menu para um espaçamento duplo (veja FAQ) para dar um "arejamento" ao texto. Deve ficar assim:

Imagem do cardápio propriamente dito antes da estilização e após, mostrando os itens com espaçamento vertical duplo e os nomes dos itens alinhados à esquerda com os preços à direita

Exercício 5: rodapé (#rodape-pagina)

Estilize o rodapé considerando as specs. Use flexbox para posicionar a imagem dos cartões à direita. Além disso, use propriedades como margin, padding, height etc. para definir o espaçamento como solicitado.

Imagem do rodapé da página mostrando espaçamento interno de 48px para cima, 15px para direita e 26px para baixo

Exercício 6: seção lateral (#lateral) ↘️

Imagem da seção lateral antes e depois da estilização mostrando as imagens do siri, bolhas de água e peixe empilhados verticalmente (antes) e distribuídos acima, no meio e em baixo (depois)

Estilize a seção lateral, que contém as imagens do siri, da bolha e do peixe, de maneira que o siri fique lá em cima, a bolha no meio e o peixe lá em baixo: use flexbox.

Exercício 7: ticket (#ticket)

Em index.html há um código comentado que coloca um ticket na página. Descomente esse código e, usando seus conhecimentos da propriedade position, estilize-o de maneira que mesmo se a página rolar, ele fique parado, fixado em sua posição, que é centralizada verticalmente. Pode ser útil saber que a imagem do ticket tem 84px de altura. Para lembrar, veja os slides sobre centralização de elementos posicionados no FAQ.

Faça com que ele fique escondido, deslocado -89px (à esquera) e, quando o mouse passar sobre ele, que ele se revele (ou seja, deslocado 0).

Configure uma transição CSS para que o #ticket se movimente de maneira animada. Para isso, veja o FAQ.

Exercício 8: deslocamentos das imagens

Como um retoque final, desloque as imagens do #siri e do #peixe, conforme as specs. Esse deslocamento pode ser feito usando posicionamento relativo.

Imagem da seção lateral mostrando o siri deslocado 10px para a esquerda e 17px para baixo e o peixe 44px para a esquerda

Exercício 9: alterando as borbolhas

Inclua o arquivo js/bubbles.js e veja como ficou. Tente modificar o intervalo de surgimento das bolhas para algo bem mais rápido.

Exercício 10: modo escuro

Para finalizar, vamos usar custom properties e uma media query para criar um modo escuro para a página.

O primeiro passo será criar uma custom property para conter cada cor usada na página e substituir os usos dessas cores para usar as variáveis. Por exemplo, veja um "antes e depois":

  • Antes:
    #cardapio article {
      color: #333;
    }
  • Depois:
    :root {
      --cor-do-texto: #333;
    }
    
    /*...*/
    
    #cardapio article {
      color: var(--cor-do-texto);
    }

Em seguida, você deve criar uma media query de preferência de usuário para sobrescrever os valores dessas custom properties:

@media (prefers-color-scheme: dark) {
  :root {
    --cor-do-texto: #eee;
    /* ... */
  }
}

Por fim, você deve alterar o HTML para avisar o navegador que a página tem suporte ao modo escuro e modo claro, com preferência para o modo claro. Para tanto, use a seguinte meta tag:

<meta name="color-scheme" content="light dark">

PARA TESTAR: usando a ferramenta do desenvolver, você pode forçar a preferência do usuário para modo escuro ou claro: Imagem da ferramenta do desenvolvedor mostrando a aba 'Rendering' e a opção para emular um esquema de cores para se testar o modo escuro

Se quiser ver um exemplo dos estilos: Imagem da página do coral em modo escuro

FAQ