/sorority

Projeto 1 - BDNC - ADS - 2016.1- IFPB

Primary LanguageJava

sorority


Projeto 1 - BDNC - ADS - 2016.1- IFPB Cajazeiras

Professor: Paulo Freitas

Um assunto que ultimamente vem tendo destaque seja na grande mídia e redes sociais é a violência contra a mulher. Segundo dados do disque denúncia1, os casos aumentaram 44,74% em 2015 correspondendo a 76651 denúncias. Esse número poderia ser ainda maior, tendo em vista que muitos casos deixam de ser denunciados por inúmeros fatores.

Recentemente a internet, em especial as redes sociais vêm sendo utilizadas para auxiliar a denúncia desses casos, hashtags como #meuprimeiroassedio, #meuamigosecreto, dentre muitas outras, mostraram que esse meio também pode ter um importante papel no combate a esses casos.

O primeiro projeto da disciplina de BDNC visa desenvolver um sistema colaborativo que permita às mulheres denunciar casos diversos de violência contra mulher, como: assédio, estupros e agressões. Além disso, com base nos dados coletados, será possível se ter um panorama das localidades onde os casos são mais frequentes.

O sistema a ser desenvolvido funcionará como descrito a seguir:

  • Ao abrir a tela inicial do sistema, deverá aparecer um mapa da região utilizando a API do Google Maps onde o usuário se encontra utilizando o serviço de geolocalização dessa API. Também na tela inicial será possível realizar login ou se cadastrar no site.

  • Após realizar o cadastro ou logar, será possível realizar denúncias. As denúncias são feitas adicionando um marcador no mapa. O usuário deverá informar o tipo de ocorrência (assédio, estupro, agressão); escolher se o foi a vítima ou se presenciou o ocorrido; optar pela denúncia anônima ou não, e por fim, inserir informações que julgue necessárias sobre a ocorrência.

  • Todas as denúncias deverão ser armazenadas em um banco de dados e aparecerão no mapa da tela inicial do sistema. Nessa tela, será possível também Cltrar as ocorrências pelo tipo e data.

  • Para facilitar a realização das denúncias, o sistema utilizará o serviço de geocodificação da API do Google Maps, que transforma um endereço em coordenadas do mapa.

  • Será possível também gerar um mapa de calor (heatmap) também utilizando a API, que permite uma melhor visualização das localidades com maior incidência dos casos.

O trabalho corresponde à atividade prática da primeira unidade e a ele será atribuído no máximo nota 5,0. O mesmo poderá ser realizado individualmente ou em duplas. O sistema deverá ser WEB e não há restrições sobre as tecnologias que serão utilizadas.

Observações:

  • Para visualizar as ocorrências, não é necessário realizar cadastro ou login no sistema. Porém as denúncias só poderão ser feitas caso o usuário esteja cadastrado.

  • Um mesmo usuário poderá realizar várias denúncias.

  • Não serão aceitos trabalhos de grupos com mais de 2 componentes.

  • Não serão aceitos trabalhos com indícios de plágio.

  • A interface da aplicação também é critério de avaliação.

  • As apresentações deverão ser feitas na aula do dia 26/07/2016 (inadiável), o código fonte deverão ser enviados por e-mail nesse mesmo dia.

  • A apresentação corresponderá a nota 2,0, já o código fonte valerá 3,0. Todas as duplas poderão utilizar até 15 minutos para demonstrar as funcionalidades.

  • Novas funcionalidades não descritas poderão ser adicionadas, desde que não comprometam os requisitos listados.