/Born2BeRoot

Primary LanguageShellMIT LicenseMIT

Born2BeRoot

  • Uma máquina virtual (VM) é um programa que simula um ambiente computacional, capaz de executar sistemas operacionais e aplicativos como se fosse uma máquina física.

  • CentOS:(Community ENTerprise Operating System) é um sistema mais estavle que o Debian, porque recebe com pouca frequencia atualizações no sistema, considerado mais empresarial. Ele pode ser usado como uso comum, porém, é necessário a adição de repositórios adicionais que não vem ativos por padrão.

  • Debian: é menos estável que o CentOS, mas não instavel. Isso significa que ele recebe atualiações com mais frequencia que o próprio CentOS. O Debian, como é mais usado pela comunidade, existe uma maior possibilidade de ajuda ao procurar sobre problemas em foruns e afins. Assim como, pela continua atualização, a quantidade de pacotes oferecidos pelo Debian são geralmente maiores e de versão mais recente que o CentOS.

  • APT: (Advanced Packaging Tool) é um conjunto de ferramentas para administrar os pacotes. O Apt possui uma interface simples de linha de comando para fazer o download de pacotes e instalá-los, mostrando os procedimentos que estão ocorrendo. Apesar que o APT só remover os pacotes solicitados, possui uma busca de pacotes mais completa. O APT vem por padrão no Debian e é mais utilizado pela comunidade, sendo assim existem mais forum sobre o assunto.

  • Aptitude: é um front-end para o Advanced Packaging Tool (APT), sendo assim tem uma interface mais instuitiva e grafica que o APT, mas tem que ser instalado.

  • AppArmor: é um sistema de Controle de Acesso Mandatório (MAC - Mandatory Access Control). O qual restringe a capacidade do usuario de acessar ou executar certos objetos no sistema, sendo arquivos, diretórios, portas TCP/UDP, entre outros. Utilizando o path do objeto para identificar e aplicar as restrições configuradas.

  • LVM: (Gerenciador de volume lógico) é um método de alocação de espaço. O programa cria um bloco que tem a função de disco rígido (mais próximo de um disco dinâmico), o qual armazena grupos de volumes cuja capacidade é configurada pelo usuário.

  • UFW: é uma ferramenta de configuração de firewall, que é um dispositivo de segurança que confere o trafego de informações, bloqueando ou permitindo dados dependendo das regras configuradas.

  • CRON: é um sistema que executa em segundo plano, no qual podendo ser editado e realizar tarefas através de tempo. Podendo agendar comandos para horarios especificos;

TTY -> é o que habilita a "conversa" com o terminal

Comando Descrição
lsblk mostrar as partições
sudo aa-status mostrar os status do AppArmor
sudo ufw status verbose check that the ufw service
sudo ss -tunlp check that the ssh service
hostnamectl status mostra o hostname atual e outras informações
hostnamectl set-hostname <novo hostname> alterar o hostname
sudo awk -F ":" '{print $1}' /etc/passwd mostra os usuários
sudo awk -F ":" '{print $1}' /etc/group mostra os grupos
adduser <usuario> cria um novo usuario com home e tudo
userdel -r <usuario> detela o usuario, -r deleta todos os arquivos
usermod -l <novo nome usuario> <usuario> muda o nome do usuario
groupadd <grupo> cria grupo
groupdel <grupo> deleta grupo
gpasswd -a <usuario> <grupo> adiciona o usuario no grupo
gpasswd -d <usuario> <grupo> remove o usuario do grupo
getent group <grupo> mostra usuarios que estão nesse grupo
passwd <usuario> trocar senha
sudo visudo entra para poder edita o arquivo /etc/sudoers
sudo ufw allow/deny <porta> dar acesso/tirar acesso da porta
sudo ufw delete <numero da linha a ser deletada> deletar linha de acesso a alguma porta
ssh [usuario logado]@[ip da VM] -p [porta x] como conectar o terminal do seu computador com a VM
scp -P [porta] [arquivo] [usuario logado]@[ip da VM]:[diretorio] mandar arquivos do seu computador para a VM via terminal
wall ou wall -n exibe uma mensagem ou o conteudo de um arquivo no terminal de todos os usuarios conectados
exit ou logout terminar conexão do seu computador com a VM
sudo crontab -e editar o arquivo CRON