Nossa solução, o LUMI, é inspirada no sobrenome dos Irmãos Lumière, os criadores do cinematógrafo e do cinema audiovisual. O LUMI foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma ferramenta de gestão que auxilie os colaboradores do Libreflix. Assim, independentemente da experiência na área da computação, os colaboradores poderão lidar com diversos problemas relacionados à divisão de papéis e à gestão de conteúdos. Além disso, o LUMI proporciona uma maior interação entre os usuários e colaboradores, oferecendo diversas funcionalidades que estão descritas abaixo.
Para mais detalhes da nossa solução e do nosso processo de desenvolvimento, veja no nosso Google Sites.
- Gestão de Cargos dos Colaboradores: É possível conceder diferente cargos a colaboradores que desejam auxiliar em partes do site.
- Cargos dos Colaboradores: Os cargos disponíveis são os de MasterUser, ReportUser e MidiaUser.
- Status do Envio de Mídia: Os formulários apresentam três estados (Em_Análise, Aprovado e Reprovado) para ajudar os usuários e colaboradores a terem um melhor controle do processo de aceitação
- Histórico: Os usuários serão capazes de verem no seu histórico oque assistiram recentemente e se terminaram de assistir.
- Formulário de Reporte e Suporte: Os usuários serão capazes de reportar problemas encontrados nos conteúdos da Libreflix. Também poderão entrar em contato com o time de suporte.
- Ferramentas: Python, HTML, CSS e JavaScript
- Framework: Django
- IDE: VS Code
Para usar LUMI, siga estas etapas:
OBS.: A depender do seu sistema operacional, alguns dos comandos apresentados nessa descrição podem ser diferentes.
- Crie uma pasta no seu computador, é ideal nomeá-la com o nome da aplicação, pois ela receberá o que está aqui no Github!
- Com o botão direito do mouse, clique na pasta e selecione a opção "Abrir Terminal"
- No terminal, copie e cole o seguinte comando e pressione enter
git clone https://github.com/paulo-campos-57/Projetos3
- Após isso, abra uma IDE Python de sua preferência a pasta que recebeu os arquivos do LUMI nela
- Agora, precisamos abrir o terminal da IDE dentro da pasta "eden_projects" mais externa. Clicando com o botão direito nela, selecione a opção "Abrir Terminal Integrado"
- Agora, precisamos criar um ambiente virtual para executarmos o LUMI. Utilize o comando indicado abaixo no terminal que abrimos no ponto 5. Quando o processo tiver terminado, uma nova pasta nomeada "venv" será criada no diretório atual.
//Windows
python -m venv venv
//Linux e MacOS
python3 -m venv venv
//Windows
venv/scripts/activate
//Linux e MacOS
source venv/bin/activate
pip install -r requirements.txt
//Windows
python manage.py makemigrations
//Linux e MacOS
python3 manage.py makemigrations
//Windows
python manage.py migrate
//Linux e MacOS
python3 manage.py migrate
- Usando o seguinte comando, podemos finalmente desfrutar do LUMI!
//Windows
python manage.py runserver
//Linux e MacOS
python3 manage.py runserver
- Caso deseje conferir o funcionamento do SQLite na interface oferecida pelo Django, siga próximo passo a passo a seguir
- Clique com o botão esquerdo dentro do terminal onde o LUMI está sendo executado e pressione "ctrl+c" para parar a execução do site.
- Utilize o comando a seguir para criar um usuário admin Django (este perfil é apenas local, utilizado comumente no Django para testes):
//Windows
python manage.py createsuperuser
//Linux e MacOS
python3 manage.py createsuperuser
- Para uso das funcionalidades, criamos o arquivo "setup_bd.py" que simula o acervo do Libreflix. Para que o SQLite seja alimentado com os dados, basta utilizar o comando:
//Windows
python setup_bd.py
//Linux e MacOS
python3 setup_bd.py
- Caso deseje limpar o banco de dados, basta rodar o comando:
//Windows
python manage.py flush
//Linux e MacOS
python3 manage.py flush
Utilize os perfis exemplo de master user e usuário comum!
*MasterUser: Gilmor
Senha: 12345678
UserComum: MarcosSerrar
Senha:12345678
*Obs.: Estes perfis de usuário servem apenas para teste com os dados que estão em nosso banco. Portanto, de nada alteram o Libreflix no mundo real.
Somos estudantes de ciência da computação e design do 3º período da instituição CESAR School. Escolhemos o nome "Eden" para homenagear o primeiro cinema do mundo, "The Eden Theatre", localizado em uma comuna francesa, La Ciotat, sendo o cinema mais antigo em funcionamento.
Arthur Paixão |
Estela Lacerda |
Matheus Gomes |
Paulo Campos |
Sofia Valadares |
Virna Amaral |