Devido à crise gerada pela pandemia, os donos da livraria Cosac perceberam uma diminuição na frequência de seus clientes nas lojas físicas e, consequentemente, uma redução significativa nas vendas. Para solucionar essa questão, os proprietários decidiram implementar um sistema online, interligando a loja física a um site, com o objetivo de vender os livros pela internet, bem como ter um controle automatizado do estoque.
No sistema, os pedidos se associam aos clientes e são compostos por livros, já que sem os livros não podem haver pedidos. Os dados necessários do pedido são: data, status e quantidade. Através do sistema, é possível adicionar livros ao pedido, remover livros do pedido, além de obter o valor total da compra. Os clientes devem ter id, nome e e-mail.
Os livros, por sua vez, devem ter id, título, autor(a), editora, ano de publicação, quantidade no estoque e valor tabelado. No momento de calcular o preço dos livros, é preciso levar em conta a divisão entre livros comuns e livros técnicos, pois sobre estes últimos deve incidir um valor adicional.
Além das características gerais descritas acima, os livros comuns possuem uma especificidade: o índice de raridade, que será determinado pela quantidade de livros no estoque - ou seja, quanto mais livros disponíveis, menor o índice de raridade.
Portanto, como podemos ver, o sistema deve ter as seguintes funcionalidades:
- Permitir o cadastro dos clientes e os seus pedidos, podendo adicionar e remover os livros, além de apresentar o valor total da compra.
- Permitir o cadastro dos livros - tanto os comuns quanto os técnicos, permitindo o cálculo dos preços diferenciados.
- Permitir a comparação entre os livros comuns dentro do escopo da raridade.