/tetris

Repository for Tetris Tokens

Tetris Base Library

Repository for Tetris Tokens

O Tetris é um framework de desenvolvimento de sistemas criado pela Puzzl Software House com o objetivo de centralizar e padronizar o desenvolvimento de componentes da empresa, aumentando a eficiência e agilidade no fluxo de trabalho de softwares. Este framework será desenvolvido utilizando as tecnologias Flutter e TypeScript.

  1. ORIGEM DO TETRIS

A origem do nome Tetris tem relação com a marca da empresa, Puzzl, e a necessidade de criar componentes através de programação para construir páginas web e sistemas de software. O jogo Tetris, no qual os jogadores encaixam peças de forma estratégica, foi escolhido como inspiração para o framework, pois ele representa a construção de sistemas através da união de componentes, assim como no jogo, os jogadores encaixam as peças.

  1. IMPACTOS

Consistência visual: Um design system estabelece uma base comum de estilos e componentes para a interface do usuário, garantindo que todos os produtos e plataformas da empresa tenham uma aparência consistente e reconhecível.

Eficiência no desenvolvimento: Com um design system em vigor, os desenvolvedores podem reutilizar componentes e estilos pré-definidos, o que reduz o tempo e o esforço necessários para criar novos produtos e funcionalidades.

Acessibilidade: Um design system bem projetado leva em conta as necessidades de acessibilidade, garantindo que todos os usuários, independentemente de suas habilidades, possam acessar e utilizar produtos e plataformas da empresa.

Melhoria na experiência do usuário: Com uma interface consistente e fácil de usar, os usuários podem se sentir mais confortáveis e seguros ao utilizar produtos e plataformas da empresa, o que pode levar a uma maior satisfação e fidelidade do cliente.

Redução de custos: Um design system pode ajudar a reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção ao longo do tempo, já que os componentes e estilos são reutilizáveis e fáceis de atualizar.

  1. COMO CONTRIBUIR COM O TETRIS?

    1. CHECAGEM Cheque se já existe um componente que atenda sua necessidade e caso contrário passe para a etapa de Validação com o time de Design ou o Designer que esta/estava envolvido no projeto

    2. VALIDAÇÃO Nessa etapa acontece a validação da ideia. Una-se aos desenvolvedores e stakeholders envolvidos, e avalie a necessidade e viabilidade do novo componente de acordo com as necessidades do produto.

    3. CONSTRUÇÃO Depois de validada a ideia, crie o componente no Figma com todas suas variações e comportamentos.

Sempre utilizar os componentes e variantes do Figma, para poder escalar o projeto de maneira sólida.

  1. ATUALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA Quando estiver validado a biblioteca deve ser atualizada com o novo componente para que todos do time de design possam usar. Depois disso, preencha nas telas de Handoff os componentes criados.

Lembre-se de sempre transformar as bases das teas em componentes também. Telas também têm variações.

  1. DESENVOLVIMENTO

Nessa etapa o desenvolvedor responsável irá codar o componente e adicioná-lo na biblioteca Flutter ou Javascript para ser usado nos projetos. Consulte com o time dev envolvido qual a tecnologia utilizada.

  1. DOCUMENTAÇÃO

A documentação deve ser feita aqui no ClickUp e deve conter informações sobre o status do componente nas plataformas, uso, suas variações e tamanhos, boas práticas, entre outros.

Além da documentação dos componentes, lembre-se de documentar o funcionamento do sistema através de fluxos descritos como se fossem um guia de utilização, tanto para desenvolvedores quanto para o cliente final.