/beatriz-concorrente

Beatriz e seus seguidores tweetam muito.

Primary LanguageC

Beatriz Concorrente

Leia o relatório contido no arquivo 200067184___PC.pdf.

Eu e Você

Diante do semestre cursado, faz-se necessária a aplicação dos conceitos aprendidos através da eloboração de um trabalho prático, o qual consiste na aplicação de ferramentas para concorrência afim de otimizar as atividades exercidas por funcionários do Twitter.

Ao longo desse relatório, apresento conceitos e soluções para um problema que coloca em prova o conhecimento do conteúdo de Programação Concorrente ministrado em sala durante o semestre.

Problema Proposto

O problema tratado nesse trabalho diz respeito à nova gestão da rede social Twitter pelo bilionário Elon Musk. Usuários e funcionários buscam continuar exercendo suas atividades em meio ao caos instituído na empresa. Tais atividades, no entanto, geram situações de concorrência.

Por causa das mudanças feitas pelo novo dono Elon Musk, o site se tornou muito menos confiável e, algumas vezes, instável. Sendo assim, existe um sistema simples implementado na empresa onde usuários são permitidos de escrever uma quantidade limitada de tweets no site. Esses tweets são, então movidos manualmente para uma database pelos funcionários para liberarem espaço para mais tweets no site.

Ademais, essa database pode atingir sua capacidade máxima. Visando diminuir a caraga de trabalho dos funcionários, os mesmos propuseram a Elon Musk que lesse os tweets da database quando essa ficasse cheia, pois sabem que o bilionário se irritará com os tweets a apagará todos. Poupando, assim, o trabalho extra dos funcionários de esvaziar a database.

Beatriz e seus seguidores são usuários do Twitter e tweetam muito. Tweetam tanto, na verdade que, muitas vezes, se entediam e fazem uma pausa para ler. Eles estão tentando ficar mais cultos.

Os funcionários também se cansam de aturar Elon Musk e, eventualmente, precisam ir ao psicólogo devido à grande carga de trabalho.

Beatriz e Seguidores

Beatriz e seus seguidores (usuários) pensam em um tweet para escrever e usam um espaço disponível do Twitter, caso exista, para escreverem seus tweets.

Se Beatriz ou um de seus seguidores atingir a quantidade necessária de tédio para parar e ler um livro, os usuários fazem uma pausa de alguns segundos e voltam prontamente para continuar seu trabalho de escrita de tweets.

Funcionários

Enquanto não existe um serviço que mova os tweets para a database de forma automatizada, os funcionários da empresa trabalham para colocá-los manualmente da base de dados.

Caso haja espaços indisponíveis no Twitter, os funcionários levam esses tweets para a base de dados, onde, depois de cheia, será consultada pelo Elon Musk.

Caso, ao tentar mover um tweet, o funcionário perceba que a database está cheia, o funcionário vai dormir e chama o Elon Musk para esvaziar o banco de dados.

Caso um dos funcionários atinja a quantidade necessária de necessidade de ir ao psicólogo, os mesmos fazem uma pausa de alguns segundos e voltam prontamente para continuar seu trabalho na empresa.

Elon Musk

Elon Musk comprou o site em um impulso motivado por sua crise de meia idade e agora enfrenta dificuldades para gerenciar a empresa e a integridade do Twitter.

Seu papel consiste em ler os tweets armazenados na database pelos funcionários, se irritar com as bobeiras lidas e, em um impulso de raiva, apagar todo o material guardado.

Caso Elon Musk chegue a empresa e a database não esteja cheia, Elon Musk volta outra hora para ler os tweets. O empresário só deseja lê-los quando o banco de dados que os armazena esteja cheio.